Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

12/05/2012 - 19h01

O Brasil na final do Pré-Olímpico

DE SÃO PAULO

A seleção brasileira feminina cumpriu bem a sua missão: venceu a Venezuela por 3 sets a 0 (25/14, 25/15 e 25/23) e vai disputar a final do Pré-Olímpico Sul-americano de Vôlei neste domingo, em São Carlos. O adversário será o Peru, que nada lembra o time forte que nos anos 80 reinou no continente. A expectativa é de mais uma vitória do Brasil por 3 sets a 0 e a conquista da vaga para os Jogos de Londres.

Mesmo enfrentando adversários frágeis, já deu para perceber algumas novidades na seleção. Contra a Venezuela, a central Thaísa foi acionada pela levantadora Fabíola e bateu uma bola pelo meio do fundo da quadra. O técnico Zé Roberto disse que as outras centrais, Fabiana e Adenízia, também estão fazendo essa jogada. O time ganha mais poder ofensivo.

Contra a Venezuela, o Brasil jogou bem nos dois primeiros sets. No terceiro, errou mais. Deu sete pontos de graça para o adversário. E também sofreu no jogo com o saque adversário. Em entrevista ao canal Sportv, a ponteira Jaqueline, uma das responsáveis pelo passe, falou que não se lembrava de ter levado tantos aces. Não dá para esquecer que a seleção está no início da preparação para os Jogos Olímpicos. Precisa acertar muita coisa ainda. Tem mais: é complicado manter a concentração contra adversários frágeis.

O técnico Zé Roberto manteve a mesma base dos outros jogos: a levantadora Fabíola e a oposto Sheilla; as centrais Thaísa e Adenízia; as ponteiras Jaqueline e Fernanda Garay; e a líbero Fabi. A novidade foi a entrada da central Fabiana no segundo set. Foi a estreia dela nesta temporada na seleção. A atacante estava sendo poupada por causa de uma lesão e ainda está fora de ritmo de jogo.

No Pré-Olímpico da América do Norte e Central (Norceca), a seleção masculina de Cuba está fora da disputa da vaga para os Jogos de Londres. Na semifinal, perdeu para os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos, por 3 sets a 1 (21/25, 25/18, 25/17 e 25/16). Agora, vai ter que seguir a mesma trilha da seleção feminina cubana: disputar o qualificatório mundial, a última chance de ir a Olimpíada.

Já os americanos vão enfrentar o Canadá na decisão do Pré-Olímpico. Na semifinal, os canadenses sofreram para derrotar Porto Rico por 3 sets a 2 (22/25, 25/23, 19/25, 25/23 e 15/11). Quem ganhar a final vai para Londres. Os Estados Unidos são os grandes favoritos.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página