Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

22/05/2012 - 19h50

A luta da Rússia para ir a Londres

Agora parece que a Rússia, atual bicampeã mundial, vai conseguir se classificar para os Jogos de Londres. Depois de três rodadas, a equipe permanece invicta no Qualificatório Mundial do Japão, que vale três vagas olímpicas. A seleção russa vem de dois fracassos seguidos: não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo, que serviu de seletiva para a Olimpíada, e também não foi bem no Pré-Olímpico europeu.

Neste torneio no Japão, o time russo está desfalcado das ponteiras Liubov Sokolova e da Tatiana Kosheleva. Mesmo assim, não perdeu nenhum set nos três jogos que já disputou. Passou por Tailândia, Coreia do Sul e Cuba. Contra as cubanas, o destaque foi a gigante Ekaterina Gamova, com 20 pontos. Se bem que Cuba facilitou bastante o jogo com suas falhas. Deu 21 pontos de graça. A Rússia só cometeu nove erros.

Os próximos adversários das russas serão: Peru e Taiwan, que são bem fraquinhos, e Sérvia e Japão, os dois jogos mais complicados. As sérvias já sofreram uma derrota. Aliás, uma zebra. Perderam da Tailândia por 3 sets a 0. Já as japonesas dividem com as russas a posição de únicas invictas do torneio. Mas cá entre nós, o Japão só pegou jogo fácil até agora: Peru, Taiwan e Tailândia. Terá ainda pela frente Coreia do Sul, Cuba, Rússia e Sérvia.

Se bem que nos últimos anos, o Japão tem mostrado uma grande evolução. No Campeonato Mundial de 2010, acabou em terceiro lugar, atrás apenas da Rússia e do Brasil. Está com o time mais alto e mais poderoso no bloqueio. Nesta terça-feira contra a Tailândia, a seleção japonesa marcou 17 pontos nesse fundamento contra apenas quatro das adversárias. A equipe ganhou também mais poder no ataque e os destaques foram as ponteiras Ebata, com 21 pontos, e Saori, com 15.

Já as cubanas, poderosas e tricampeãs olímpicas nos anos 90, estão em uma situação difícil. Em três jogos, só venceram o frágil Peru. Perderam da Coreia e da Rússia.

No vôlei masculino, a grande notícia foi revelada pela Folha nesta quarta-feira. O oposto Leandro Vissotto passou por um cateterismo no Rio de Janeiro, no dia 30 de abril, para poder disputar os Jogos de Londres. No mês passado, ele tinha se sentido mal durante um jogo do Campeonato Italiano e foi diagnosticada uma arritmia cardíaca. O problema foi corrigido e Vissotto já está treinando em Saquarema com a seleção brasileira. Boa sorte pra ele!

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página