Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

23/05/2012 - 19h48

Cuba perde e se complica no Pré-Olímpico

Está complicada a situação de Cuba no Qualificatório Mundial de Vôlei, em Tóquio. Vai ser difícil o time conquistar uma das vagas em jogo para a Olimpíada de Londres. Nesta quarta-feira perdeu para a Sérvia por 3 sets a 0 (25/21, 25/23 e 25/19). Foi a terceira derrota por 3 sets a 0 em quatro rodadas. Já tinha perdido para a Coreia do Sul e Rússia. Só conseguiu ganhar do Peru, que é bem fraquinho.

O que chama a atenção nas estatísticas do confronto contra a Sérvia é o número de erros das cubanas: 25. Ou seja, um set inteiro de graça para o adversário. Mais grave ainda porque o jogo só teve três sets. Cuba também sofreu com o saque das sérvias. Levou sete pontos com aces.

A seleção cubana só tem mais três partidas pela frente: contra Japão, Taiwan e Tailândia. Pelo que está jogando a tendência é que seja derrotada pelas japonesas e ganhe os outros dois confrontos. Nesse caso, vai somar três vitórias em sete jogos, uma campanha ruim. E olha que o torneio tem só oito seleções. Uma vaga em disputa é para o time asiático melhor colocado. As outras três são para quem fizer as melhores campanhas. Ou seja, só quatro seleções vão sair de Tóquio sem a classificação. Peru, Taiwan e Tailândia são os favoritos para ficarem com as mãos abanando. A luta pelas quatro vagas está entre cinco seleções: Rússia, Japão, Sérvia, Coreia e Cuba.

Na rodada desta quarta-feira, a surpresa foi a derrota do Japão para a Coreia do Sul por 3 sets a 1 (25/18, 22/25, 25/17 e 25/13). Chama atenção a pontuação do quarto set: as japonesas só marcaram 13 pontos. E olha que, junto com as russas, eram as únicas invictas. O time errou muito: foram 23 erros contra 13 das coreanas. Mas quem desequilibrou mesmo a partida foi a oposto coreana, a Kim Yeon-Koung. Ela deu show em quadra. Marcou 34 pontos e enlouqueceu o bloqueio japonês.

Com esse resultado, a Coreia entrou na luta pela vaga olímpica. Tem quatro jogos e soma duas vitórias (sobre Japão e Cuba) e duas derrotas (para Rússia e Sérvia). Os seus próximos adversários são mais frágeis: Taiwan, Tailândia e Peru.

Já a Rússia não precisou se esforçar para manter a invencibilidade. Venceu fácil o Peru por 3 sets a 0 (25/17, 25/16 e 25/9). O que impressionou foi o pequeno número de erros da equipe: quatro o jogo inteiro. O problema foi que a levantadora titular, a Evgenia Startseva, teve que deixar a quadra no segundo set por causa de uma lesão.

A situação da seleção russa, com quatro vitórias, está bem tranquila. Nas três últimas rodadas, vai ter dois jogos difíceis: contra Sérvia e Japão. O outro adversário é Taiwan, o mais frágil do torneio, que perdeu na última rodada para a Tailândia por 3 sets a 0.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página