Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

25/05/2012 - 19h06

As russas garantem vaga na Olimpíada

DE SÃO PAULO

A Rússia, atual bicampeã mundial, já pode fazer a festa e comemorar a vaga olímpica para os Jogos de Londres. O time garantiu a classificação ao vencer a Sérvia por 3 sets a 1 (25/18, 25/11, 14/25 e 25/22) na rodada desta sexta-feira do Qualificatório Mundial, em Tóquio. As russas são as únicas invictas do torneio e somam cinco vitórias. Faltam ainda duas rodadas para o fim da competição. E olha que a equipe está atuando sem as suas duas ponteiras titulares: Sokolova e Kosheleva.

O drama nessa história toda é o que vive a seleção cubana, tricampeã olímpica nos anos 90 e que passa agora por uma grave crise financeira. Precisou de ajuda financeira da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para poder disputar a seletiva. Nesta sexta-feira, perdeu para o Japão por 3 sets a 2 (25/23, 18/25, 25/16, 23/25 e 17/15).

O que chamou a atenção nesse jogo foi que Cuba marcou mais pontos que as japonesas no ataque (69 contra 56), no bloqueio (16 a 4) e no saque foi igual, oito a oito. O problema foi que o time errou muito. Deu 40 pontos de graça para as adversárias. É muita coisa. O Japão só teve 11 erros.

As cubanas estão com uma campanha péssima: em cinco rodadas, quatro derrotas. Ocupam o sexto lugar e estão sem chances de classificação. Só oito seleções disputam a seletiva e são quatro vagas em disputa. Os três primeiros colocados e o time asiático com melhor campanha vão para os Jogos de Londres.

Quem está com a classificação bem encaminhada é o Japão, que só tem uma derrota em cinco jogos. A briga pelas outras vagas será entre Coreia do Sul, Tailândia e Sérvia, que estão empatadas com nove pontos.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página