Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

27/05/2012 - 11h21

As 12 seleções que vão aos Jogos de Londres

DE SÃO PAULO

A Coreia do Sul foi surpresa do Qualificatório Mundial, que classificou as últimas quatro equipes femininas para o torneio de vôlei dos Jogos Olímpicos de Londres. As coreanas ficaram em segundo lugar, atrás apenas das russas, atuais bicampeãs mundiais. Além dessas duas seleções, também garantiram vagas a Sérvia e o Japão.

Os outros oito times já classificados são: Grã-Bretanha, Brasil, Itália, Estados Unidos, China, Argélia, República Dominicana e Turquia. A grande ausência será Cuba, tricampeã olímpica nos anos 90.

Com uma grave crise financeira, a seleção cubana já tinha tropeçado no Pré-olímpico da América do Norte e Central e só conseguiu disputar o Qualificatório Mundial no Japão graças à ajuda financeira da Federação Internacional de Vôlei. Na competição, o time foi muito mal. Em sete jogos, só conseguiu duas vitórias e acabou em sexto lugar, na frente apenas do Peru e de Taiwan. Uma pena.

A Rússia, mesmo sem Sokolova e Kosheleva, suas duas ponteiras titulares, fez uma grande campanha. Foi a campeã invicta do torneio com sete vitórias. O destaque foi a oposto Ekaterina Gamova. O time só perdeu um set.

Já a Coreia do Sul é uma seleção que está perigosa. Conta com uma oposto que é um espetáculo, a Kim Yeon-Koung, de 1,92 m. Ela foi a maior pontuadora do torneio, com 134 pontos, e a melhor atacante pelas estatísticas. Outro destaque da equipe coreana é a Yang Hyo-Jin, de 1,90m, e eleita o melhor bloqueio da competição.

Sérvia e Japão fizeram o jogo mais nervoso da última rodada. O confronto valia o terceiro lugar. As sérvias venceram por 3 sets a 2 (18/25, 25/21, 19/25, 25/21 e 15/9). A equipe japonesa quase perdeu a vaga para a Tailândia. Ela precisava ganhar dois sets para ficar em quarto lugar, caso contrário as classificadas seriam as tailandesas. Foi no sufoco, mas tudo deu certo para as meninas do Japão.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página