Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

02/06/2012 - 19h08

Seleção vence e disputa liderança

A seleção brasileira não fez um grande jogo contra o Canadá neste sábado, mas conseguiu o que queria: uma vitória por 3 sets a 1 (23/25, 25/18, 25/23 e 25/15), somou três pontos e chegou a um total de 11, só um ponto a menos do que a líder do grupo, a Polônia. Se o Brasil vencer neste domingo, às 15h, os poloneses por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 já sobe para o primeiro lugar da chave. Para isso, vai ter que jogar bem melhor.

O técnico Bernardinho fez apenas uma mudança no time que na véspera tinha arrasado a Finlândia por 3 sets a 0. Tirou o central Sidão, o destaque da partida com seis pontos apenas no bloqueio, e colocou o Lucas no seu lugar. Os outros titulares contra o Canadá foram o levantador Ricardinho e o oposto Wallace; os ponteiros Murilo e Dante; o central Rodrigão e o líbero Serginho. O levantador Bruno e o oposto Théo entraram em algumas inversões de rede.

A seleção brasileira teve problemas no passe no primeiro set, não conseguiu fazer nenhum bloqueio e mostrou dificuldade para marcar o gigante Gavin Schmitt, o segundo maior pontuador do Canadá com 15 pontos. Resultado: perdeu essa parcial. Nos três sets seguintes, o time canadense não manteve o mesmo ritmo. Errou muito e facilitou a vida dos brasileiros. Basta dar uma olhada nas estatísticas: o número de erros foi o principal diferencial entre as duas equipes. O Brasil teve 18 erros, o Canadá 30. Deu mais de um set de graça para o adversário.

Nos últimos três sets, o Brasil acertou um pouco mais o passe, mas ainda precisa melhorar muito nesse fundamento. O bloqueio também começou a tocar mais nas bolas. A boa novidade é que Murilo, já recuperado de uma lesão no ombro, conseguiu jogar os quatros sets. Já Dante, que se recupera de uma lesão no joelho, ainda está sendo poupado. O técnico Bernardinho repetiu a estratégia da partida da véspera contra a Finlândia e só colocou Dante para atuar nos dois primeiros sets. Nos dois últimos, ele foi substituído pelo Thiago Alves.

O destaque foi o oposto Wallace, o maior pontuador do jogo com 20 pontos. O que chama a atenção nele é a regularidade. Uma qualidade que o coloca em vantagem sobre os outros dois opostos, Théo e Vissotto. O central Lucas também teve um bom aproveitamento no ataque: bateu 12 bolas e colocou dez no chão.

Só não deu para entender porque Bernardinho não colocou o Sidão como titular. Possivelmente quer dar ritmo para o Rodrigão, que também está jogando bem. Mas no confronto deste domingo contra a Polônia, o adversário mais forte do grupo, os centrais titulares devem ser o Lucas e o Sidão. O resto do time titular vai ser o mesmo. Neste sábado, a Polônia derrotou a Finlândia por 3 sets a 0 (26/24, 25/18 e 25/18).

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página