Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

16/06/2012 - 14h59

Brasil vence e decide vaga com a Polônia

A seleção brasileira vai disputar neste domingo a primeira decisão da temporada. O jogo contra a Polônia, às 10h, vale a liderança do grupo B e uma vaga na fase final da Liga Mundial de Vôlei, que começa dia 4 de julho na Bulgária. Os dois times estão empatados com 26 pontos, mas os poloneses estão em primeiro lugar porque têm vantagem no número de vitórias e nos sets. Quem ganhar, por qualquer placar, conquista a liderança.

A Polônia tem mostrado mais regularidade do que o Brasil. Nos três jogos disputados entre as duas equipes nesta Liga Mundial, os brasileiros só conseguiram uma vitória. Perderam os outros dois por 3 sets a 2.

Os destaques da Polônia são o oposto Bartman e o ponteiro Kurek. O jogo também promete muita tensão já que a comissão técnica polonesa é comandada por dois italianos: o técnico Andrea Anastasi e o seu assistente Andrea Gardini. Os dois foram jogadores da Itália e têm um histórico de muita rivalidade com o Brasil.

Na rodada deste sábado, o Brasil venceu a Finlândia por 3 sets a 0 (25/22, 25/18 e 25/23). A novidade foi o Giba, que começou no time titular e ficou em quadra até o final do jogo. Foi a primeira atuação dele depois da cirurgia que sofreu na tíbia. Depois de tanto tempo parado, até que ele jogou bem. Formou a linha de recepção com o ponteiro Murilo e o líbero Escadinha.

O técnico Bernardinho preferiu dar ritmo a alguns jogadores e poupar outros para o jogo contra a Polônia. Foi o caso do central Lucas, titular absoluto e que só entrou em algumas passagens de rede. Rodrigão foi o titular e jogou bem. O Brasil teve um pouco mais de trabalho no primeiro e no terceiro set mais pelos próprios erros do que por méritos do adversário.

A cada jogo, o oposto Wallace mostra que está ganhando a disputa pela vaga de titular da seleção com Leandro Vissotto e Théo. Além da impulsão sensacional e dos recursos técnicos, ele tem mais uma grande qualidade: a regularidade. Se bem que o Murilo fez mais pontos no ataque do que Wallace: 13 contra 11. Murilo já está ficando legal no ataque. Na recepção, ainda precisa melhorar, ganhar mais ritmo. Ele ficou um tempo sem jogar por causa de uma tendinite no ombro.

O levantador Ricardinho, que ainda não está jogando tudo o que sabe, começou no banco e só entrou em algumas inversões de rede. A base do time contra a Finlândia foi o levantador Bruno e o oposto Wallace; os centrais Sidão e Rodrigão; os ponteiros Murilo e Giba; e o líbero Escadinha.

A Polônia passou neste sábado pelo Canadá com uma vitória por 3 sets a 0 (26/24, 25/22 e 25/23).

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página