Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

29/06/2012 - 15h13

Seleção de vôlei vence com três novas titulares

A novidade na seleção brasileira foi a escalação de três novas titulares na vitória por 3 sets a 0 sobre Cuba (25/17, 25/12 e 25/14) na fase final do Grand Prix de Vôlei. A levantadora Fernandinha e a ponteira Fernanda Garay, que tinham saído do banco e ajudado na vitória na véspera contra a China, ganharam uma chance nos lugares da Fabíola e da Jaqueline. A central Adenízia, que marcou cinco pontos de saque, substituiu a Fabiana.

Deram certo as mudanças. A Fernandinha jogou bem, deu um bom ritmo ao time. Além do saque poderoso, a central Adenízia teve aproveitamento total no ataque: bateu quatro bolas e colocou as quatro no chão. Poderia ter recebido mais bolas. Mas o que fez a diferença novamente foram o saque e o bloqueio do Brasil. Foram doze aces. Quando o saque funciona, tudo fica mais fácil para o bloqueio. O time fez onze pontos nesse fundamento.

Já o ataque foi menos eficiente do que o de Cuba. Foram 24 pontos nas viradas de bola contra 29 das cubanas. Estamos perdendo muitos contra-ataques. Não dá para esquecer que o time adversário facilitou também a vitória brasileira com seus erros. Foram 28 pontos de graça com as falhas cubanas. É muita coisa para um jogo de apenas três sets. Mas o Brasil também teve um grande mérito. Errou pouco. Foram apenas quatro erros o jogo inteiro.

A base do time foi a levantadora Fernandinha e a oposto Sheilla; as ponteiras Fernanda Garay e Paula Pequeno; as centrais Thaísa e Adenízia; e a líbero Fabi. A Camila Brait descansou. Não foi relacionada entre as doze jogadoras que ficaram no banco. Nos jogos anteriores, as duas líberos estavam se revezando em quadra. Fabi cuidava da recepção e Camila da defesa.

O bom dessa história toda é que o Brasil subiu para o segundo lugar na classificação geral, com sete pontos, um a menos que os Estados Unidos, os líderes. A Turquia, que estava com duas vitórias, perdeu a invencibilidade para os Estados Unidos na rodada desta sexta-feira. A derrota foi por 3 sets a 1 (25/18, 25/23, 21/25 e 25/20).

A seleção brasileira vai enfrentar a Tailândia neste sábado, na penúltima rodada da fase final. Não vai ser fácil. As tailandesas conseguiram um grande resultado: venceram a China por 3 sets a 2 (21/25, 25/23, 34/32, 21/25 e 15/13). A Tailândia tem um time baixo, mas que joga com muita velocidade e com um tempo de bola diferente das grandes seleções. É complicado marcar essa equipe.

Para o Brasil é importante vencer o jogo por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1. Com esses placares, marca três pontos e continua na briga pelo título. Mas para isso, os Estados Unidos têm que tropeçar ou no sábado contra a Cuba ou no domingo contra a China.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página