Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

05/07/2012 - 20h29

Brasil fora da Liga e em crise

O Brasil foi eliminado da Liga Mundial de Vôlei e agora a questão é a seguinte: será que o time vai conseguir se acertar até os Jogos Olímpicos? Difícil. Faltam pouco mais de vinte dias para o início do torneio. O jogo contra Cuba, na estreia da fase final da Liga, deu para assustar. A seleção jogou muito mal e perdeu por 3 sets a 0. Nesta quinta-feira, a derrota foi para a Polônia por 3 sets a 2 (23/25, 25/23, 23/25, 25/17 e 15/10). Dois tropeços, um ponto conquistado e eliminação por antecipação. Cuba e Polônia ficaram com as vagas do grupo para as semifinais.

Ok, contra os poloneses, a seleção brasileira jogou melhor. Mostrou mais vontade e agressividade, mas não conseguiu manter esse ritmo ao longo do jogo todo. Fez menos pontos de ataque (61 a 70) e de bloqueio (14 a 6) do que os seus adversários. Teve alguns apagões, mostrou insegurança e sofreu este ano a quarta derrota para a Polônia em cinco jogos. Parece que viramos fregueses.

O jogo marcou a volta do ponteiro Giba depois de um período longe das quadras por causa de uma cirurgia na tíbia. Ele começou no time titular no lugar do Dante. Aliás, as lesões são outro problema na seleção. Dante não está cem por cento e nem Murilo. Fica difícil jogar assim. A outra mudança foi o central Rodrigão na vaga do Sidão. A base da equipe também teve o levantador Bruno e o oposto Leandro Vissotto; o ponteiro Murilo; o central Lucas; e o líbero Escadinha.

O certo é que foi irreconhecível a participação do Brasil na Liga. O time não se classificou como campeão da chave, conseguiu a única vaga como segundo melhor colocado para as finais. Depois de um período só treinando em Saquarema, a expectativa é que a seleção jogasse melhor. Engano. Tudo continua igual. Difícil é imaginar soluções e o que fará o técnico Bernardinho. Até para mudanças na relação de jogadores para a Olimpíada está em cima da hora. As perspectivas são sombrias. Uma pena.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página