Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

20/10/2012 - 18h36

Sesi vence Campinas e adia decisão do Paulista

O Sesi apostou todas as suas fichas na força do seu saque e teve sucesso. Passou fácil pelo Campinas na segunda partida, da série de três, da final do Campeonato Paulista Masculino de Vôlei. A vitória foi por 3 sets a 0 (25/21, 25/19 e 25/21). O jogo foi tranquilo, bem diferente do primeiro confronto que terminou com confusão entre integrantes dos dois times e vitória do Campinas por 3 sets a 2. Com a série empatada, quem ganhar nesta segunda-feira, às 18h30, no ginásio do Sesi, leva o título estadual.

No vôlei moderno, o saque é cada vez mais decisivo. Com os jogadores mais fortes fisicamente, quando o time encaixa o saque a vitória é praticamente certa já que a recepção adversária fica complicada e o bloqueio trabalha com mais facilidade. O risco dessa estratégia é o número, muitas vezes excessivo, de erros, que podem derrubar o time. Mas nada disso aconteceu com o Sesi. A equipe optou por um saque agressivo, teve poucos erros e destruiu a recepção adversária. O Campinas simplesmente não conseguiu jogar.

O Sesi teve uma semana um tanto tensa já que corria o risco de perder quatro jogadores para a final: Lorena, Cléber, Sidão e Leozão tinham se envolvido na discussão com integrantes da comissão técnica do Campinas, que estavam na arquibancada, no primeiro confronto da final. Mas acabou dando tudo certo: todos puderam jogar e atuaram bem.

O Sesi, do técnico Giovane, tem um timão: os ponteiros Murilo e Cléber; o oposto Lorena e o levantador Sandro; os centrais Sidão e Éder; e o líbero Escadinha. O Campinas, comandado pelo Marcos Pacheco, sofreu muito com a recepção e jogou bem abaixo do que mostrou no primeiro confronto. A base foi o levantador Rodriguinho e o oposto Rivaldo; os centrais Gustavão e André Heller; os ponteiros Diogo e Renato Russomano; e o líbero Alan.

No feminino, o Campinas, do técnico José Roberto Guimarães, já está na final do Campeonato Paulista. Eliminou o Sesi com duas vitórias por 3 sets a 0. O time jogou desfalcado de duas ponteiras: Soninha e a búlgara Elitsa Vasileva, principal reforço do Campinas. Ela foi campeã italiana na última temporada pelo Bergamo. As duas ainda não se recuperaram de suas lesões e só devem jogar na Superliga.

O outro finalista vai sair do confronto entre Pinheiros e Osasco, que na última sexta-feira conquistou o título do Mundial de Clubes. O primeiro jogo, da série de três, será na próxima quinta-feira. O Osasco, do técnico Luizomar de Moura, é o grande favorito. Conta com a base da seleção brasileira. Dá só uma conferida no time titular: a oposto Sheilla e a levantadora Fabíola; as centrais Thaísa e Adenízia; as ponteiras Jaqueline e Fernanda Garay; e a líbero Camila Brait. Difícil ganhar dessa turma.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página