Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

jairo marques

 

03/07/2012 - 03h00

Capacidades alheias

DE SÃO PAULO

Jamais imaginei que conseguisse pular naquele abismo. Tinha um medão, uma certa aflição do desconhecido. Era parado em uma barreira que botaram em mim de que seria impossível. Mas tomei um balde cheio de coragem e fui. Na real, fui empurrado rumo ao nada em uma espécie de cadeirinha acolchoada. A partir daquele momento, em um hotel-fazenda escondido no interior de São Paulo, em Socorro --nome providencial--, passei ao grupo dos "corajosos" e "capacitados" que saltam de tirolesa, no atrevimento de pensar que estão beliscando o manto divino.

Mesmo sendo eu um rapazinho todo quebrado do esqueleto, com auxílio de adaptação, com apoio e com disposição minha e dos outros, senti que "dava" para me aventurar --e deu!

Julgar a capacidade do outro de poder ou não poder fazer algo tinha de exigir faculdade de uns cinco anos para graduação. Seria focada em direitos humanos, em psicologia, em pitadas de física, de anatomia e de muita, muita, disposição para ouvir e entender que aquilo que um não consegue realizar pode ser feito tranquilamente, ou de forma adaptada e ajustada, por outro.

Já vi gente que dirige com os pés. Quero dizer, apenas com os pés, pois tinha as mãos e os braços ausentes; já presenciei mães sem nenhuma visão cuidarem dos filhos com olhos de leoa; já vi veterinário tocando vacas para o curral a bordo de uma cadeira de rodas motorizada; já li que um dos cientistas mais bambambãs do mundo não fala, não se mexe nem nada, apenas pensa de maneira extraordinária.

Por mais que se difunda que "não há limites" para a capacidade humana, a realidade é um tapa na cara desse conceito. Todos os dias, "peritos" barram pessoas em concursos, em testes de habilidades ou em vagas para o mercado de trabalho usando, em primeiro lugar, suas próprias restrições na maneira de ver a vida.

Entendo que sempre é preciso levantar o estandarte da segurança, do bom funcionamento da engrenagem do dia a dia, do direito de ver algo bem feito sendo produzido.

Mas o custo disso não pode ser o preconceito, a avaliação ligeira e o desprezo de habilidades que fogem ao comum.

Empurrar para os escombros da inutilidade gente que tem potencial é privar uma nação inteira de ter mais massa de pessoas úteis para a garantia do progresso, para a promoção do desenvolvimento. Apenas em casos muito isolados, realmente, é possível se configurar uma incapacidade. Quais, por exemplo? Não me arrisco a elencar.

Histórias de superação costumam motivar e inspirar as pessoas a tomarem novos rumos, a readequar seus próprios dramas, que viram caixas de fósforos diante dos tonéis de concreto que alguns carregam na lomba.

Mas apenas chorar e achar "lindo" o que os outros passam, sem dar crédito e oportunidades a seus potenciais, nada muda de fato e novos capítulos carregados de dramas vão ser escritos por aí.

Saio em férias na próxima semana e vou descansar um pouco a beleza girando minhas rodas por este mundão. Volto em agosto, mais levinho, prometo. Beijos nas crianças!

jairo marques

Jairo Marques, jornalista pós-graduado pela PUC-SP, é repórter de Cotidiano e professor universitário. Cadeirante desde criança, mantém o blog 'Assim como Você' e escreve às quartas, a cada duas semanas.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página