Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Fortaleza mostra que o Nordeste está por cima

Não só no mapa do Brasil, mas também no campeonato, lá no alto está Fortaleza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não bastasse o Nordeste ter salvado o país de viver mais quatro anos de pesadelo obscurantista, eis que agora tem um time cearense na liderança do Campeonato Brasileiro, mesmo com um jogo a menos que o Botafogo.

É claro que ainda faltam 15 rodadas para o Tricolor do Pici e muita água ainda passará sob a ponte, mas o time além de jogar bem, e de modo seguro, tem aquilo necessário para ser campeão: sorte. A sorte de enfrentar um time incapaz de fazer gols.

Como aconteceu na vitória contra o Corinthians, por 1 a 0, ao achar o gol de Pikachu, aos 32 minutos do segundo tempo, depois de o alvinegro perder inacreditavelmente três gols feitos.

Jogadores de Fortaleza e Corinthians disputam a bola durante confront na Arena Castelão - Caio Rocha/iShoot/Folhapress

O time do treinador argentino Juan Vojvoda, o melhor treinador estrangeiro que está no Brasil desde a saída de Jorge Jesus, comete a proeza de deixar para trás, nesta altura do campeonato, bichos-papões e milionários do Sudeste e do Sul brasileiros.

Fruto também da boa gestão que vigora desde que se livrou do terraplanista senador Luís Eduardo Girão, em 2017, e passou a ser comandado por Marcelo Paz, primeiramente como presidente, agora como CEO da SAF criada no clube.

Nem mesmo a luta em duas frentes tem impedido o sucesso do time que obteve contra o Corinthians sua nona vitória seguida no Brasileirão, e o enfrentará de novo pelas quartas de final da Copa Sul-Americana na condição de favorito.

Da série de vitórias consecutivas, inclua uma contra o Flamengo, no Maracanã.

Melhor mandante da competição, o Fortaleza está invicto em casa, com 11 vitórias em 14 jogos.

Se alguém, por preconceito, quiser diminuir a trajetória nordestina, que o faça, porque sempre existirá alguém capaz de negar a redondeza da Terra e da bola.

A estrela Endrick


Todos dizem que Endrick tem estrela —e todos estão errados.

Quem tem estrela é o Real Madrid, é o céu da capital espanhola.

Porque o mais jovem madridista a fazer gol em La Liga é a própria estrela que brilhou ao jogar oito minutos e, na primeira chance, deixar sua marca diante do Valladolid.

Endrick comemora seu gol contra o Valladolid - Violeta Santos Moura/Reuters

Faltou dizer

Sobre a epopeia vivida entre Palmeiras e Botafogo, faltou acrescentar a bola no travessão chutada por Gabriel Menino no último minuto.

"Ah, mas Savarino também mandou no travessão no começo do clássico", alguém dirá. É verdade.

Só que, acredite, existe uma diferença abissal entre a bola na trave no primeiro minuto de um jogo e no último, embora ambas não alterem o placar.

Botafoguenses comemoram classificação sobre o Palmeiras, no Allianz Parque - Nelson Almeida - 21.ago.24/AFP

Ataque mortal

Pense na relação de atacantes convocados por Dorival Júnior: Rodrygo, Endrick, Estêvão, Luiz Henrique, Pedro, Savinho e Vinícius Junior.

Sim, na defesa não se tem tanta qualidade, principalmente na lateral-direita. E no meio de campo falta aquele armador ao qual nos acostumamos desde Didi, o Príncipe Etíope, seguido por Gerson, Rivellino etc. etc. etc.

Mas o ataque…

Tirante Rodrygo e Pedro, excelentes, que não são dribladores, os demais são capazes de entortar até vigas de aço.

Zagueiros pelo mundo afora devem estar preocupados e o simples fato de nos livramos de Raphinha e Antony causa enorme alívio.

Estêvão na partida contra o Botafogo pela Libertadores - Nelson Almeida/AFP

O filósofo catalão

"Por que a cada ano seus times jogam diferente?", perguntou o atilado repórter Renato Senize, da ESPN.

"Porque se eu fizer tudo sempre igual ficarei aburrido", respondeu Pep Guardiola, sem notar quanto ensinamento tem em mais uma de suas frases exemplares.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.