Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Mulheres trans x mulheres cis em competições esportivas

Só em Tóquio, ou seja, em 2021, tivemos o registro oficial de trans na competição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na Rio-2016, não se falava de pessoas trans, apesar de o Comitê Olímpico Internacional já ter regras definidas. Fui colunista do caderno Esporte durante três anos e meio e cobri basicamente os assuntos que podem ser chatos para o leitor que gosta mesmo é de bola rolando: machismo, homofobia, racismo, doping (meu favorito), corrupção. Transfobia ou a possível desigualdade entre mulheres cis e trans não eram questões.

Havia um burburinho de que a delegação do Reino Unido não havia declarado a presença de transgêneros, mas nem a polêmica em torno da sul-africana Caster Semenya ganhou atenção. A velocista foi medalha de ouro nos 800 metros depois de ter enfrentado acusações de que era "homem" por seus altos índices de testosterona.

A sul-africana Caster Semenya na prova de 800 metros na Olimpíada do Rio, em 2016 - Pedro Ugarte - 20.ago.16/AFP

Só em Tóquio, ou seja, em 2021, tivemos o registro oficial de trans na competição. Mais ou menos ontem. Por isso é tão importante que o assunto seja discutido, mas infelizmente não há muita gente disposta a isso, o que deixa o debate restrito a ativistas da causa trans e a outros dois grupos para quem essas pessoas nem deveriam existir: feministas radicais e a extrema direita.

Agora, a World Athletics (Associação Mundial de Atletismo) baniu transgêneros das competições femininas e determinou a redução de testosterona para aquelas que mostram diferença no desenvolvimento sexual (DDS), como Caster Semeya. A medida, diz a entidade, é para proteger a categoria, mas não é definitiva.

A WA quer investigar se atletas trans teriam o desenvolvimento beneficiado pelos hormônios masculinos durante a puberdade e se não perderiam essa vantagem ao fazer a transição de gênero na fase adulta. Parece bem razoável. Interessa (ou deveria) a todos que as regras sejam justas, que pessoas trans sejam acolhidas no esporte, que as dúvidas sejam esclarecidas para desarmar os transfóbicos e, obviamente, que as mulheres cis não sejam injustiçadas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.