Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge
Descrição de chapéu Rita Lee

Rita Lee e os progressistas caretas

É curioso como o Brasil se une no puritanismo quando menos se espera

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tento imaginar a reação de Rita Lee se lesse os comentários indignados dos leitores com o título de um texto da Folha que relaciona a cantora a drogas. Houve quem chamasse de desrespeitoso, nojento, vergonhoso, baixaria, inaceitável. Outros atribuíram misoginia, fascismo, insensibilidade ao jornal e à autora. E houve a exigência de que o post fosse apagado e a jornalista, demitida –além de caçada nas redes sociais.

É curioso como o Brasil se une no puritanismo quando menos se espera e como o progressismo se revela tão careta quanto o seu extremo oposto. Fossem os cidadãos de direita, que relacionam o uso de drogas a marginais e vagabundos, seria compreensível que esperassem que parte da biografia da maior estrela do rock ficasse escondida no meio do obituário.

Espanta ver o espírito embolorado de pessoas, em especial as de esquerda, que ora escrevem textão sobre a importância da legalização das drogas e da humanização do usuário, ora consideram afronta o jornalismo abordar de forma natural um assunto que a própria Rita Lee sempre tratou com transparência. Algo que, como ela mesma disse tantas vezes, influenciou o seu trabalho.

Os críticos consideram o comportamento de quem usa drogas "vergonhoso", "nojento" ou "baixaria"? Se não, por que a menção a isso nas redes deveria ser vista assim? Essa reflexão é não apenas sobre Rita Lee mas também sobre a retórica conservadora de que droga é um mal que deve ser combatido com preconceito e repressão. É sobre o cracudo que vive nas ruas, o viciado em reabilitação, sobre o tráfico que mata pretos e pobres.

Rita Lee foi ser iluminado, mulher à frente de seu tempo, artista excepcional, mãe amorosa, avó dedicada, parceira de vida apaixonada. Nada disso foi abalado por sua relação de décadas com os ilícitos, pelo contrário. O que Rita diria? Este tuíte talvez responda: "Vc nem imagina a imensidão do qto estou pouco me fudendo p o que dizem. A vida é curta e eu sou grossa".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.