A publicação em que o streamer Casimiro Miguel desmente uma montagem compartilhada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) bateu mais de um milhão de curtidas no Twitter na tarde desta segunda-feira (24).
Casimiro se viu alvo de uma notícia falsa no domingo (23), quando uma foto em que aparecia segurando dois balões de aniversário que formavam o número 29, em referência à sua idade recém-completada, foi digitalmente manipulada para que mostrasse o número 22 —a legenda do presidente Jair Bolsonaro (PL) neste pleito.
"Assim que acordei vi a montagem tosca feita com o intuito de enganar o eleitor a uma semana do segundo turno. Repudio a utilização da minha imagem sem autorização para fins eleitorais e reafirmo minha posição de insatisfação com o atual governo", disse Casimiro na tarde de domingo.
"Como sabem, dia 30 meu voto é 13", afirmou ainda, declarando voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em menos de 24 horas, a publicação ultrapassou a marca de 1 milhão de curtidas.
O candidato do PT à Presidência da República respondeu a postagem de Casimiro e agradeceu a confiança depositada em sua candidatura. "Sinto que tenhamos que passar por um processo eleitoral com tantas mentiras dos nossos adversários", afirmou Lula.
O streamer, como é chamado quem faz transmissões ao vivo de jogos na internet, soma mais de 4 milhões de seguidores em seus canais no YouTube e 2,9 milhões na plataforma de vídeos Twitch.
Com lives que se iniciam no fim da noite e por vezes se estendem até o raiar do dia, o carioca se notabilizou entre jovens transmitindo partidas de videogame e falando sobre sua grande paixão, o futebol.
Foi depois de atrair mais de 5.000 espectadores simultâneos, enquanto assistia e reagia a uma série ficcional da influenciadora e hoje ex-BBB Viih Tube, que ele começou a levar a sério a ideia de ampliar o leque de assuntos.
Em entrevista à coluna em fevereiro deste ano, o streamer afirmou que seu público atualmente é bem diverso. "Eu tenho uma audiência da terceira idade gigantesca, que eu jamais esperaria", disse.
"Meu público feminino cresceu absurdamente. Você imagina que um streamer que fala de futebol e tem todos os estereótipos possíveis tem um público adolescente, masculino. Não é bem assim."
A maior parte desse público, explica, chega até ele por meio do canal Cortes do Casimito, no YouTube, em que são publicados trechos das longas transmissões feitas pela Twitch.
Tendo iniciado sua carreira como jornalista no canal fechado Esporte Interativo, hoje TNT Sports, Casimiro chegou a trabalhar no SBT Rio, que deixou no início de 2022.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.