Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Parceria do Incra com prefeituras favorece grilagem de terras, dizem ONGs

Organizações apontam risco de que pressões políticas locais aumentem o desmatamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Organizações que atuam na área ambiental viram risco de ampliação da grilagem e do desmatamento no novo programa do governo que prevê que o Incra capacite servidores municipais para que façam a regularização fundiária localmente. Mariana Mota, coordenadora de políticas públicas do Greenpeace, diz que a medida favorece invasores de terra, porque municípios estão mais expostos às pressões do grupo.

Raul Valle, diretor do WWF Brasil, aponta a falta de estrutura de municípios pequenos, em especial na região da Amazônia, como outro problema da medida. "O mais provável é que o processo seja feito sem o cuidado necessário", diz.

Para Márcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, a descentralização preocupa por aparentar ter como alvo a regularização de grandes áreas. Isso porque a legislação já prevê que a regularização de terras usadas na agricultura familiar seja feita por satélite.

O Ministério da Agricultura diz que não haverá descentralização, e sim a formalização de parcerias com municípios interessados, em formato já praticado junto a estados. A pasta também afirma que as prefeituras não vão decidir quais áreas poderão ser regularizadas, pois realizarão serviços a partir de demandas do Incra.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.