PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Rivalidade entre Messi e Lewandowski chega à Copa do Mundo

Recentemente foi criada uma disputa entre o gênio argentino e o goleador polonês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Messi não votou em Lewandowski na eleição do prêmio Fifa The Best no ano passado. O polonês foi eleito o melhor jogador do mundo, com o argentino em segundo lugar. O resultado foi invertido no troféu Bola de Ouro, da France Football. O segundo lugar deixou Lewa irritadíssimo: "Não tenho por que esconder minha insatisfação", disse.

Lewandowski foi eleito pela Fifa nas últimas duas premiações, e seu antecessor foi Messi, em 2019. Se o duelo pelo trono de maior craque passou a ser entre o eterno argentino e o polonês, nesta quarta-feira (30) o grande jogo da Copa do Mundo pode fazer Lewa mandar Messi de volta para Paris ou Messi mandar o polonês para Barcelona.

A Copa globalizada é tão divertida que o argentino não desembarcará em Buenos Aires e o polonês não descerá em Varsóvia, em qualquer uma das hipóteses.

Montagem com fotos dos dois jogadores em ação pelas seleções
Lionel Messi, da Argentina, e Robert Lewandowski, da Polônia, vão travar duelo particular na Copa - Pan Yulong/Xinhua e Jennifer Lorenzini/Reuters

Criou-se uma recente rivalidade entre o gênio argentino e o goleador polonês. A definição deve ser essa, porque Lewandowski é um artilheiro. Messi, muito mais do que isso.

Os últimos 15 anos nos fizeram ver a história passar à nossa frente nos duelos de Messi com Cristiano Ronaldo, uma espécie de Pelé x Garrincha no século 21.

É diferente com Lewa.

Em 2011, quando Messi ganhou sua terceira Champions League e conquistou seu terceiro prêmio de melhor do mundo, Lewandowski marcou oito gols do título alemão do Borussia Dortmund. De suas 33 partidas, começou 18 no banco. Era reserva de Lucas Barrios, mais tarde campeão da Copa do Brasil pelo Palmeiras e da Libertadores pelo Grêmio.

Lewandowski, o melhor do planeta, foi reserva de Barrios! Jürgen Klopp era quem escalava.

Hoje, Lewandowski é melhor do que Messi!

Ou fica melhor assim: Lewandowski é melhor do que Messi?

No final daquela temporada de 2011, com Messi campeão da Europa e Lewa reserva no título alemão, Argentina e Polônia jogaram em Varsóvia, com vitória polonesa por 2 a 1. Lewandowski foi titular e não marcou. Messi estava de férias, preparando-se para a Copa América que seu país sediaria.

Foi o último jogo entre argentinos e poloneses.

O confronto tem história. Quem tem menos de 40 anos pode ter se esquecido, mas a Polônia fez muito time grande chorar, tanto quanto ao assistir "O Pianista", obra-prima de Roman Polanski sobre o massacre alemão no gueto de Varsóvia, durante a Segunda Guerra Mundial.

A Argentina perdeu da Polônia por 3 a 2 na estreia da Copa de 1974 e só se classificou em segundo lugar numa chave em que a Itália foi eliminada. Grzegorz Lato foi o craque do jogo, com dois gols. Quatro anos mais tarde, a segunda fase de grupos começou com Argentina 2 x 0 Polônia, dois gols de Mario Kempes.

Em 2010, no Santiago Bernabéu, Boniek surgiu à minha frente. Estendi a mão e disse: mostro ao meu filho seus três gols contra a Bélgica, em 1982. Ele sorriu, simpático.

Se você não sabe quem é Boniek, procure Polônia 3 x 0 Bélgica no YouTube, agora. Hoje, o mundo do futebol não sabe quem foi a Polônia, terceira colocada em duas Copas do Mundo. Mas todo mundo sabe quem é Lewandowski.

A pergunta é se ele é mesmo melhor do que Messi.

Não é. Mas pode eliminar o maior craque do século 21 na primeira fase e condenar o maior gênio da Liga dos Campeões dos últimos 20 anos ao ostracismo em Copas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.