Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

sady homrich

 

26/09/2012 - 03h48

Cerveja regional

Para quem ainda está indeciso na hora de experimentar, uma boa maneira de conhecer cervejas artesanais é valorizar rótulos regionais.

Hoje temos quase 200 cervejarias espalhadas pelo Brasil, mais de 40 no Estado de São Paulo. Quanto mais perto da fábrica, melhor será a performance da bebida no copo.

Mas não vá de olhos fechados, por trás de alguns rótulos podemos ter surpresas. Como toda experimentação científica, erros ensinam mais do que acertos. Você só não consegue convencer seu paladar, por isso, atente a sinais que indicam ciladas.

Por exemplo, quando o bar da fábrica oferece apenas chopes chamados genericamente de claro e escuro, está negligenciando o estilo e a cultura cervejeira.

Ponto negativo. Pergunte se é fabricado com puro malte e depois se a cor do "chope escuro" deve-se à adição de caramelo, ao invés de malte tostado.

Se a resposta for "sim" para ambas, fuja. Esse diagnóstico indica que se serve a mesma cerveja comum, apenas sem e com corante. Isso também vale para cervejas comerciais e é permitido pela legislação.

Uma das precursoras foi a Colorado, de Ribeirão Preto, sempre buscando uma identidade nacional. Pode ser encontrada em todo o país, como a Baden-Baden de Campos do Jordão e a Bamberg de Votorantim, eleita a melhor cervejaria da América do Sul pela segunda vez na Copa Cervezas de America, no Chile.

Inclua na degustação as microcervejarias Lund e Invicta, em Ribeirão Preto; Leuven em Piracicaba, Schornstein em Holambra e Cervejaria Nacional, a única na capital.

Dica do Burgomestre

Atenção aos lançamentos cervejeiros da segunda edição de um evento que coloca o público numa verdadeira imersão da cultura cervejeira, o São Paulo Beer Experience. Nele, haverá participação de microcervejarias, importadoras, editoras e clubes de cerveja. Tudo com comida de boteco, blues e rock'n'roll.

COLORADO VIXNU
Ribeirão Preto (SP)
Estilo Imperial IPA, com rapadura
Teor alcoólico 9,5%
Preço R$ 24
Onde Frangó (Lgo. da Matriz Nossa Senhora Ó, 168, tel. 0/xx/11/3932-4818)

LEUVEN DUBBEL
Piracicaba (SP)
Estilo Belgian dubbel
Teor alcoólico 8%
Preço R$ 41
Onde Mr. Beer (Shopping Eldorado, av. Rebouças, 3.970, Pinheiros, tel. 0/xx/11/2197-7907)

sady homrich

Formado em engenharia química, Sady Homrich é especialista em cerveja e baterista da banda Nenhum de Nós. Em Porto Alegre (RS), organiza o encontro mensal Extra-Malte, sobre harmonização e novidades do mundo da cerveja. Escreve a cada duas semanas.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página