Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

vanessa barbara

 

13/08/2012 - 03h01

O mais vendido

DE SÃO PAULO

Assisti a "Carrossel" quando passou pela primeira vez, em maio de 1991, do alto da minha segunda série. Torcia fervorosamente pela gordinha Laura e pelo Davi, dono de uma tartaruga, e imitava o estilo de cabelo da Maria Joaquina. Adorava o Kokimoto Mishima e morria de pena do Cirilo.

Produzida pela rede Televisa e exibida pelo SBT, a novela mexicana era o remake de um título argentino, "Jacinta Pichimahuida, la Maestra que no se Olvida" [A professora que não se esquece]. Dublada e reprisada no Brasil três vezes, chegou a ultrapassar a audiência do Jornal Nacional e da principal novela da Globo, "O Dono do Mundo".

(Na época, a atriz que interpretava a professorinha Helena desceu a rampa do Congresso Nacional com o presidente Collor.)

Em outubro de 2011, o SBT começou a filmar o novo "Carrossel", um remake do remake, com atores brasileiros. A novela foi anunciada à exaustão na própria programação da emissora, por meio de rápidas e inesperadas inserções publicitárias em outras atrações.

Foi assustador: em pleno episódio de "Dois Homens e Meio", surgiu um frame verde com os dizeres "Carrossel vem Aí". Na novela "Pequena Travessa", que também possuía uma personagem de nome Helena, apareceu um insert de 0,35 segundos com a imagem da protagonista de "Carrossel". Também durante um episódio de "Chaves", viu-se um pôster na vila anunciando a atração do SBT.

Dois dias antes da estreia, a emissora exibiu um especial de cinco horas com o elenco da novela e os palhaços Patati e Patatá. No domingo, os atores foram ao "Programa Silvio Santos".

Na segunda-feira, 21 de maio, a atração foi enfim exibida com ótimos índices de audiência, que mantém até hoje. Sem mais necessidade de ser vendida (subliminarmente ou não), dedicou-se ao passo seguinte: vender.

A marca de sabonetes Lifebuoy é anunciada sem pudor a qualquer momento, quando as crianças brincam com argila ou quando alguém espirra, em arremedos constrangedores.

No capítulo do dia 7 de junho, o tema da aula foi bactérias e a necessidade de se lavar as mãos com sabonete. A classe inteira rumou ao banheiro e Jaime Palilo ficou feliz ao reconhecer a marca usada em casa. "Sua família faz bem", disse a professora. "Lifebuoy tem a fórmula Active 5, que protege contra até dez doenças, por isso é o mais vendido do mundo."

Até parece que estamos sintonizados no canal de tapetes.

vanessa barbara

Vanessa Barbara, jornalista, cronista e tradutora, assina coluna de crítica de TV. É autora de 'O Livro Amarelo do Terminal' (Ed. Cosac Naify, Prêmio Jabuti de Reportagem) e 'O Verão do Chibo' (Ed. Alfaguara, com Emilio Fraia). É editora de 'A Hortaliça' (www.hortifruti.org) e colaboradora da revista 'Piauí'. Escreve aos domingos.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página