Confira 11 dicas para aproveitar o frio que deve durar até domingo em SP

Reportagem faz seleção do que curtir na cidade após forte queda da temperatura

Pedestres se protegem do frio no viaduto Santa Generosa, no Paraíso, nesta quinta-feira (2)
Pedestres se protegem do frio no viaduto Santa Generosa, no Paraíso, nesta quinta-feira (2) - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress
São Paulo

Após 46 dias sem chuvas e um início de inverno com temperaturas mais elevadas na cidade de São Paulo, o tempo seco e o calor deram lugar ao frio e à umidade nesta semana. 

A tarde desta quarta-feira (1º) foi a segunda mais fria do ano, com temperatura máxima de 14,3°C. A mínima chegou a 11°C no extremo da zona sul, com umidade de 100% em várias partes da cidade.

Nos próximos dias, o tempo frio e a chuva devem continuar, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Nesta quinta (2), chove, e os termômetros oscilam de 12°C a 19°C. Na sexta-feira (3), choverá mais forte, com mínima de 13ºC e máxima de 19ºC.

O final de semana também será nublado, com pancadas de chuva isoladas. No sábado, os termômetros ficam entre 13ºC e 18ºC e, no domingo, entre 15ºC e 20ºC.

Por isso, para não passar o inverno em casa debaixo do cobertor, saiba como aproveitar o tempo frio na capital paulista com as 11 dicas a seguir:

1. Festivais de sopa

Sopas são ótimas opções para quem quer comer sem culpa. Os pratos são leves e costumam ser a primeira ideia que vem à cabeça quando se pensa num prato quente para o inverno. Padarias e o Ceagesp organizam festivais de sopa durante o inverno. Nos bufês, opções como caldo de mandioquinha, caldo verde, sopa de ervilha, creme de quatro queijos, creme de cebola e canjica.

2. Fondue 

Se a ideia for sair da dieta, os inúmeros tipos de fondue são a melhor opção. Servido quente nas versões doce (de chocolate ou Nutella, por exemplo) e salgada (de carne e queijo, em geral), o prato suíço faz sucesso, especialmente entre os casais. Tem ainda alguns restaurantes que servem a receita no esquema de rodízio.

3. Bebidas quentes

Opções de cafeterias não faltam em São Paulo. Além do café ficar mais gostoso no frio, outra boa aposta é uma xícara de chocolate quente e cremoso —seja o docinho ou o mais amargo. 

Para os paulistanos que apreciam os hábitos da realeza britânica, o chá pode ser outra ideia. Algumas casas acrescentam licor de cachaça ou vinho tinto para deixar a tradicional bebida ainda mais quente. Há ainda os drinques que brincam com fogo —literalmente. Alguns bares da cidade servem suas bebidas exóticas em chamas. 

4. Restaurante com lareira ou aquecedor

Ainda entre as opções do que comer e beber, vale a pena buscar os bares, restaurantes e pizzarias com lareiras e aquecedores. Nos dias e noites mais frios, é uma boa pedida desfrutar de ambientes com temperatura agradável enquanto saboreia a comida. Alguns oferecem até mantas de inverno, caso a escolha seja pelo ambiente externo.

5. Cinema

São inúmeras salas de cinema em São Paulo, mas existem algumas onde o conforto é maior e fica parecido a assistir um filme em casa. Tem aquelas com cadeiras mais confortáveis, outras com "camas" para deitar, sozinho ou acompanhado, e ainda as com bar dentro da sala, onde é possível tomar um drinque ou comer um petisco sem incomodar ninguém. 

6. Dançar 

Para espantar o frio, por que não dançar ritmos quentes? Na noite paulistana tem bares e baladas que são aconchegantes e ainda aqueles que tocam estilos de música agitados como samba, salsa e sertanejo, fazendo a temperatura subir. Para quem prefere algo mais calmo, há ainda a opção do jazz. O som de trompetes, saxofone, piano e baixo, parece agradar ainda mais quando a temperatura cai. 

7. Boliche

Fazer atividades ao ar livre não é muito atraente no frio. Por isso, jogar boliche é uma boa pedida: um programa em lugar fechado, bom para reunir um grupo de amigos. E vários boliches ainda têm restaurantes e bares para quando bater a fome e a sede. 

8. Banho de ofurô

A pele sente os danos causados pelo frio. Mas, além de tratamentos para protegê-la dos dias secos, um banho relaxante nas águas quentinhas de um ofurô, uma massagem com pedras quentes e um "day SPA" combinam muito com o inverno.

9. Subsolo 

Se as ruas paulistanas estão extremamente geladas, vale trocar a superfície pelo subsolo da cidade, onde alguns estabelecimentos se escondem. Mais reservados, esses ambientes —seja esse teatro, bar ou casa noturna— agrupam um número menor de pessoas e acabam sendo bem aconchegantes e quentes.

10. Festivais de inverno

Sair da capital paulista e ir para cidades próximas aproveitar os vários Festivais de Inverno é outra ótima opção. Eles reúnem tudo: shows, belas paisagens e muita comida. Alguns dos mais conhecidos são: Festival de Campos de Jordão (SP), Paranapiacaba (SP), Monte Verde (MG) e Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo em São Paulo (SP). Também tem o festival de inverno de Bonito (MS), Nova Friburgo (RJ), Juiz de Fora (MG) e Gramado (RS).

 

11. Doar 

Quando a temperatura cai, quem mais sente são os que dormem nas ruas. São Paulo tem quase 20 mil moradores de rua. É um bom momento para separar aqueles casacos, blusas e cobertores que não são mais usados e doar para quem precisa. Vale entregar na rua mesmo ou participar de ações como a Campanha do Agasalho ou o Esquenta SP. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.