Descrição de chapéu Obituário Akiba André Levy (1927 - 2020)

Mortes: Ex-combatente, serviu também à indústria brasileira

Akiba André Levy nasceu na Argélia e veio para o Brasil aos 22 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o leve sotaque, Akiba André Levy, fuzileiro que serviu ao Exército francês livre durante a Segunda Guerra Mundial, ainda tinha, aos 93, histórias para contar.

Akiba nasceu na Argélia, no seio de uma família que observava firmemente as tradições judaicas. A mãe casou-se duas vezes. Akiba teve dois irmãos. Voluntariamente, alistou-se na Marinha Nacional Francesa, aos 17 anos de idade.

Após servir na guerra, viveu dois anos em Casablanca, no Marrocos, onde estudou e trabalhou enquanto a família se preparava para vir para o Brasil.

Akiba André Levy (1927-2020)
Akiba André Levy (1927-2020) - Arquivo pessoal

Akiba chegou ao Rio de Janeiro em 1949, aos 22 anos. Os primeiros dias foram difíceis. Sem falar português e sem condições para procurar emprego, decidiu ouvir rádio para se familiarizar com o idioma local.

Aos poucos, criou uma rotina. Além da busca por uma colocação profissional, frequentava bailes, clubes e as confraternizações que envolviam ex-combatentes. Conheceu uma brasileira, com quem se casou e constituiu família.

Dono de algumas especialidades, como conserto e regulagem de balanças, técnico em mecânica e montador de máquinas, não foi difícil arrumar trabalho.

A vida profissional deslanchou após atuação em uma fábrica de televisores. Ao perceber a falta de componentes para os aparelhos no mercado brasileiro, abriu a própria empresa.

Expandiu seus negócios com a fabricação de outros tipos de material, como estabilizadores, e entrou para o ramo da telecomunicação, com a produção de equipamentos telefônicos.
Chegou a ter 400 operários em sua empresa.

Como empresário, fundou e gerenciou várias empresas, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, onde teve residência na cidade de Pouso Alegre.

Amigo seu desde 2005, o professor e engenheiro Israel Blajberg, 75, presidente da Academia da História Militar Terrestre do Brasil, lembra de Akiba como um homem gentil, educado, que valorizava o trabalho e a educação, e ressalta sua atuação importante no Brasil e a contribuição dada à indústria nacional.

Akiba André Levy morreu no dia 7 de setembro. A causa não foi informada.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.