Descrição de chapéu Alalaô

Com Carnaval cancelado, escolas de samba em SP fecham ruas para ensaios gerais

Agremiações reuniram foliões na noite em que iriam desfilar no Sambódromo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Escolas de samba em São Paulo fecharam as ruas das respectivas quadras para organizar ensaios gerais neste sábado (26) e domingo (27) de Carnaval.

A Acadêmicos do Tucuruvi fechou a avenida Mazzei, na zona norte de São Paulo, na noite deste sábado (26) para simular o desfile que fariam na noite de sexta-feira (25), adiado para abril em consequência da alta de casos de Covid-19, assim como toda a programação do grupo especial.

"Nós iríamos abrir o desfile ontem no Sambódromo ,e a comunidade nos pediu para não deixar a data se perder", disse o presidente da escola, Jamil Elselam, o seu Jamil.

Mulher sorri em Desfile de rua da Acadêmicos do Tucuruvi, em frente a quadra da escola
Desfile de rua da Acadêmicos do Tucuruvi, em frente a quadra da escola - Zanone Fraissat/Folhapress

Segundo o diretor de harmonia, Gabriel Ferreira, o ensaio na rua foi pensado para não desanimar a comunidade diante da mudança de data do desfile.

O trecho interditado da avenida Mazzei fica em frente à sede da escola, que voltou ao grupo especial após cair para o grupo de acesso em 2019.

Antes do desfile da escola, foi organizada uma roda de samba com integrantes da diretoria.

Nas redes sociais, a escola anunciou que seria exigido o passaporte da vacina para participar do ensaio na rua, mas não houve controle.

A Dragões da Real também levou os componentes da escola para desfilar o samba enredo na rua em frente à quadra, na Lapa.

Outras escolas como Vai-Vai, Acadêmicos do Tatuapé, Mocidade Alegre e Gaviões da Fiel também organizaram ensaios, mas dentro das quadras.

A Prefeitura de São Paulo cancelou o Carnaval de rua em janeiro deste ano após aumento dos casos de Covid-19 em decorrência da variante ômicron.

Embora não tenha proibido expressamente as festas nas ruas, a prefeitura cancelou o credenciamento dos blocos e outras festas em vias públicas que precisam de autorização para acontecerem. Já os eventos fechados têm a responsabilidade de exigir a apresentação do comprovante de vacina e manter os protocolos sanitários, como uso de máscaras.

Procurada, a administração municipal afirmou que os organizadores de eventos devem cumprir os protocolos sanitários vigentes. "As festas e eventos devem se encarregar de exigir o comprovante de vacinação", afirmou.

Para o diretor de harmonia, o adiamento para abril do desfile das escolas de samba trouxe uma espécie de sensação estranha para o Carnaval.

A medida foi anunciada pela Liga das Escolas de Samba como uma forma de manter os desfiles em meio à alta de casos confirmados da doença.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.