Sabesp conclui manutenção, mas pede economia de água até esta segunda

Ação no sistema da cidade de São Paulo e outros sete municípios foi terminada neste domingo; problemas no fornecimento, porém, podem levar mais um dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) afirmou na manhã deste domingo (21) que a manutenção no sistema Cantareira programada para este fim de semana foi finalizada. A empresa também anunciou que o abastecimento de água das cidades afetadas pela operação está normalizado.

A companhia, porém, destaca que os municípios podem ainda "sofrer impacto no abastecimento" até esta segunda (22). Por isso, "orienta aos consumidores na região metropolitana de São Paulo o uso consciente da água durante a recuperação".

Cerca de 4,9 milhões de pessoas que vivem nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar e São Caetano do Sul têm potencial de ser afetadas por essa manutenção, conforme anunciado pela Sabesp.

Represa Atibainha no município de Nazaré Paulista, que faz parte do sistema cantareira
Represa Atibainha, no município de Nazaré Paulista, que faz parte do sistema Cantareira - Zanone Fraissat/Folhapress

A ação, conforme a Sabesp, ocorreu entre as 18h de sábado (21) e as 6h do domingo. A manutenção, ainda segundo a empresa, era necessária para trocar uma grande válvula de 16 toneladas que faz parte do sistema de bombas na estação Santa Inês, que envia a água para a ETA Guaraú para ser distribuída para os municípios.

Até agora, a última manutenção semelhante havia ocorrido em 2016, diz a companhia.

A Sabesp afirmou ainda que, ao final do trabalho, colocou em operação uma nova adutora que vai reforçar o abastecimento na região de Perus, na zona norte na capital, e nos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras, beneficiando 300 mil pessoas.

A Sabesp diz lamentar os transtornos à população.A Folha questionou a Sabesp sobre quais regiões ainda estavam sem água ou com abastecimento parcial neste domingo e quantas reclamações haviam sido registradas no período, mas a empresa não respondeu até a publicação deste texto.

Em caso de problemas, a população pode entrar em contato com a companhia por meio do WhatsApp (11) 3388-8000 ou pelos telefones 195 e 0800-055-0195 (ligação gratuita).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.