Temporal deixa 2 mortos e causa destruição na região metropolitana de Belo Horizonte

Idoso foi soterrado após casa desmoronar e adolescente morreu em carro arrastado pela enxurrada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um temporal atingiu a região metropolitana de Belo Horizonte nesta quarta-feira (7) e deixou duas pessoas mortas, além de rastro de destruição. Um homem de 72 anos morreu em Santa Luzia, após parte da casa dele desmoronar, e, em Vespasiano, uma adolescente de 17 anos foi encontrada morta dentro de um carro, depois de o veículo ser arrastado pela enxurrada.

A casa do idoso desmoronou, segundo a Defesa Civil estadual, após o transbordamento de um córrego que passa próximo, por volta das 19h. Em uma hora, o córrego recebeu um volume de cerca de 70mm de chuva.

Carro em que estava a adolescente que morreu em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte - Reprodução/TVGlobo

No mesmo bairro, uma ponte precisou ser interditada após o rompimento dos pilares de sustentação. Não há ainda informações sobre pessoas desalojadas ou desabrigadas.

A outra vítima do temporal é uma adolescente de 17 anos, da cidade de Vespasiano, encontrada morta, de acordo com a Defesa Civil, dentro de um carro que foi arrastado por uma enxurrada, quando passava por uma ponte no bairro Angicos. O veículo com o corpo foi localizado na madrugada desta quinta-feira (8), dentro de um córrego. Um segundo passageiro do veículo conseguiu escapar.

A capital mineira também recebeu grande volume de chuva na noite de ontem, que causou alagamentos e deixou pessoas ilhadas em veículos em vários pontos das avenidas Cristiano Machado, Vilarinho, e Bernardo Vasconcelos. Carros foram arrastados pela força da água.

Na avenida Cristiano Machado, nesta quarta-feira (7), veículos foram arrastados pela correnteza e pessoas ficaram ilhadas na região - Reprodução - 7.dez.2022/Câmera de monitoramento

Na terça-feira (6), também devido às chuvas, houve deslizamento de terra em Pouso Alegre em área onde estava instalada uma caixa d'água da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), destinada ao abastecimento de água de parte de um condomínio.

O local precisou ser isolado e 35 pessoas dos apartamentos mais próximos foram evacuadas de forma preventiva. A caixa d'água foi removida pela companhia.

A Defesa Civil alerta que nesta quinta deve haver aumento da nebulosidade, com pancadas de chuva forte em em parte do estado de Minas Gerais em razão da intensificação de instabilidades atmosféricas.

A chuva deve diminuir nos próximos dias, com aumento da temperatura em diversas regiões do estado, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Risco geológico

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Defesa Civil Municipal, emitiu alerta de risco geológico até o próximo sábado (10).

"Em virtude do volume de chuva das últimas horas e as chuvas previstas para as próximas 72 horas, existe a possibilidade de risco geológico até sábado. Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos", informou a gestão municipal.

Segundo a Defesa Civil, o temporal da última quarta (7) deixou 84 pessoas desalojadas. Na região oeste da capital mineira, em apenas três horas, choveu 30% do que era esperado para todo o mês de dezembro. Outras regiões da cidade chegaram a registrar 25% da média do mês.

Nesta quinta (8), o prefeito Fuad Noman se reuniu com secretários e vereadores para analisar ações a serem tomadas devido às chuvas. A prefeitura afirmou que o volume de chuvas em poucas horas foi muito intenso, e que as obras realizadas no decorrer do ano foram importantes para minimizar os impactos, que poderiam ter sido maiores.

Nesta quinta, estão sendo realizadas vistorias nas áreas atingidas por alagamentos. Também estão sendo feitas operações de limpeza urbana e de desobstrução das redes de drenagem.

Em Betim, na manhã desta quinta, um muro de arrimo desabou e atingiu uma residência no bairro Marimbá. Na casa estavam uma mulher e duas crianças, mas ninguém se feriu. Segundo a Defesa Civil municipal, o muro não resistiu à força da água da chuva devido a inadequações na construção.

A terra que deslizou no local foi coberta com lona, para evitar futuros incidentes. A casa foi interditada pela Defesa Civil, e os moradores encaminhados para o programa de auxílio habitacional.

Em todo o estado de Minas Gerais, o período chuvoso já deixou 80 cidades em situação de emergência. A época de chuvas, iniciada no dia 21 de setembro, também já causou quatro mortes no estado e fez com que 3.882 pessoas fossem desalojadas e outras 1.097 ficassem desabrigadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.