Descrição de chapéu chuva internet

Serviços de telefonia são restabelecidos no litoral norte de SP, dizem empresas

Empresas afirmam que trabalho de recuperação das estruturas pode gerar oscilações pontuais na rede de cidades como São Sebastião

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os serviços de telefonia e internet foram quase totalmente restabelecidos nas cidades do litoral norte paulista, segundo as companhias, que dizem atender agora a problemas pontuais.

Os moradores do litoral norte paulista vêm enfrentando falhas no sinal de telefone e internet desde domingo (19). As redes das operadoras na região chegaram a ficar inoperantes por causa dos danos causados pelas chuvas históricas que atingiram a região no último final semana e deixaram ao menos 49 mortos e dezenas de desaparecidos.

São Sebastião foi a cidade mais atingida pelos problemas causadas pelas chuvas históricas no litoral norte - Bruno Santos/Folhapress

A falta de comunicação impôs ainda mais dificuldade para o cenário de destruição e sofrimento visto principalmente em São Sebastião.

A TIM afirmou que restabeleceu integralmente os serviços de dados e voz nas cidades do litoral norte. Os sites (estruturas que abrigam equipamentos e antenas) próprios já estão quase todos operantes, somando mais de 400 antenas em toda a região, afirmou.

Além disso, a TIM afirma que promoveu a abertura do roaming entre operadoras para compartilhamento de acesso. Técnicos seguem em campo fazendo o atendimento necessário, diz a empresa.

A Vivo também afirmou que os serviços de voz e de internet já estão em operação e que mantém equipes técnicas nas regiões para garantir a qualidade da operação, que pode sofrer alguma oscilação em razão de obras de recuperação estrutural.

A Claro, empresa da qual a NET também faz parte, afirmou que os serviços estão funcionando próximo da normalidade na região, sendo que opera com mais de 95% de seus sites.

Novos casos específicos estão sendo tratados pontualmente, segundo a companhia.

A empresa afirmou que os clientes podem ter tido dificuldades para acessar os serviços em razão de rompimento de fibra, ocasionado por quedas de árvores, e também pela falta de energia, causada pelas fortes chuvas na região. A empresa ressaltou que, mesmo com acesso limitado em alguns locais interditados, está em contato com a companhia de energia elétrica e com equipes técnicas atuando para que os serviços sejam restabelecidos no menor tempo possível.

ABASTECIMENTO de água

Desde o início da tragédia, a população passou a sofrer com o desabastecimento de água, já que estruturas foram destruídas e muitos sedimentos atingiram os pontos de tratamento.

Os sistemas de água, segundo a Sabesp, foram restabelecidos em todos os municípios do litoral norte atendidos pela companhia. São eles: São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba e Bertioga. A empresa afirmou que segue com distribuição gratuita de copos de água e fornecimento de caminhões-tanque.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.