Perdido na mata por 8 dias em Goiás, idoso comeu cupins e bebeu urina para sobreviver

José Arteiro Ribeiro, 82, foi encontrado pelo filho após bombeiros encerrarem as buscas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Um idoso que havia desaparecido em uma região de mata em Goiás foi encontrado pela família após oito dias. José Arteiro Ribeiro, 82, havia saído para caçar quando se perdeu. O Corpo de Bombeiros já havia encerrado as buscas quando um de seus 11 filhos o encontrou, no domingo (18).

Ribeiro foi com dois amigos a uma fazenda no município de Vila Propício (GO) no dia 10 de junho. De acordo com o filho André Ribeiro, 39, o pai se perdeu após uma crise de labirintite. Quando notaram o desaparecimento, os amigos avisaram a família.

Idoso de cabelos grisalhos, camisa regata preta e calça cinza. Ele tem marcas nos braços e na testa, e está sentado no chão. Ao fundo, vegetação verde
José Arteiro Ribeiro, 82, foi encontrado pelo filho após oito dias na mata, em Goiás - Leitor

"Meu pai é mateiro, conhecedor de mata, também é pescador, mas não conhecia essa região. Era a segunda vez que estava indo para lá. Um dos médicos disse que ele teve uma crise e perdeu a noção de onde estava, porque é uma região difícil, um verdadeiro breu. Durante as buscas, eu mesmo me perdi", contou André.

No dia 11 de junho, o Corpo de Bombeiros de Goianésia foi acionado por um dos filhos de José e iniciou as buscas pela região. O trabalho durou uma semana, mas não foram encontradas pistas sobre a localização do idoso. Equipes de salvamento com cães e drones também foram usados na busca, que contou com apoio de bombeiros de Goiás e do Distrito Federal.

Enquanto esteve perdido, Ribeiro comeu caroços de jatobá e até cupins das árvores. "Não é época de fruta na região. Ele também tentou pegar gafanhotos para comer, mas não conseguiu", disse André.

Ribeiro disse à família que também precisou ingerir a própria urina porque só conseguiu encontrar água duas vezes durante os oito dias. No período, chegou a cair e machucou as mãos e o quadril.

"Eu passava o dia todo procurando ele. Tinha vezes que a gente procurava mais de 12 horas por dia, fazendo caminhadas de cinco horas para ir e outras cinco para voltar. Sempre sem encontrar vestígios. Os bombeiros trocavam de turno, mas eu não tinha esse privilégio", diz o filho.

Em uma área de mata baixa, bombeiros seguram uma maca onde um homem está deitado e tentam colocá-la na ambulância, que está com a porta traseira aberta
Idoso foi encontrado debilitado e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros - Divulgação/Corpo de Bombeiros

Quando encontrou o pai, André estava com um sobrinho e um caseiro da fazenda. "Eu comecei a gritar e ouvi uma voz, um grito fraco. Percebi que era dele. Fomos nos comunicando através dos gritos. Quando o encontrei ele estava sentado e chorava."

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Goiás auxiliou o idoso para sair da mata. Debilitado, ele precisou ser colocado em uma maca e foi encaminhado para um hospital municipal. Ele já recebeu alta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.