Motor de avião pega fogo logo após decolar e precisa retornar a Salvador

Aeronave ia para São Paulo; Latam investiga se colisão com pássaro causou o problema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Um voo que decolou às 19h21 de Salvador, na Bahia, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, precisou retornar minutos devido a um incêndio de um dos seus motores.

Conforme a Latam, companhia que executava o voo, "a ocorrência está sob investigação da companhia e fabricante, sendo que um bird strike (colisão com pássaros) é uma das hipóteses desta investigação."

Ainda segundo a companhia, os passageiros desembarcaram normalmente após o pouso em Salvador e foram acomodados em outros voos para seu destino.

Passageiros aplaudem tripulação após aterrissagem de avião cujo motor pegou fogo logo após decolar de Salvador. Crédito: Reprodução Redes Sociais - Reproduçao Redes Sociais

Imagens feitas por passageiros e publicadas em redes sociais mostram o motor da aeronave em chamas enquanto uma comissária de bordo orienta os passageiros a permanecerem sentados e de cinto de segurança. Os vídeos mostram também os passageiros aplaudindo a tripulação depois da aterrissagem e um dos passageiros saindo da aeronave de joelhos, em agradecimento.

Imagens feitas por passageiros mostram motor de um avião com chamas e faíscas. Crédito: Reprodução Redes Sociais - Reproduçao Redes Sociais

O site FlightAware, que monitora voos, mostra que o incidente ocorreu durante ou logo após a decolagem. O avião da Latam estava a 4890 metros de altura e 624 km/h quando fez a manobra para retornar a Salvador e andou duas vezes em círculos até ser autorizado a pousar, às 19h58.

Apesar do susto nos passageiros, o choque com pássaros é um incidente comum, embora não leve necessariamente ao incêndio do motor e interrupção do voo. Conforme o Painel SIPAER, que lista ocorrências aeronáuticas da aviação civil no Brasil, ocorreram 336 colisões com aves em 2023.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.