Descrição de chapéu Todas

Ministra de Lula destaca Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida em discurso do Dia da Mulher

Cida Gonçalves cita prioridade às mulheres na concessão de benefício e crédito imobiliário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Cida Gonçalves, destacou na noite desta quinta-feira (7) ações no campo econômico do governo Lula em seu discurso do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta (8).

Ela destacou no início da sua fala a prioridade para mulheres receberem o Bolsa Família, afirmando que mais de 17 milhões de famílias são chefiadas por beneficiárias. A ministra também mencionou o programa Minha Casa Minha Vida, no qual 90% das unidades contratadas estão em nome de mulheres.

Mulher de braços abertos fala ao microfone
A ministras Cida Gonçalves (Mulheres) durante a solenidade de sanção da lei que obriga a equiparação de salários entre homens e mulheres - Pedro Ladeira - 3.jul.2023/Folhapress

Outro ponto enfatizado foi a ampliação de creches e escolas em tempo integral e o programa Dignidade Menstrual, que busca evitar que meninas faltem às aulas devido à falta de acesso a absorventes.

Cida Gonçalves também abordou a violência de gênero, apontando como respostas serviços como a ampliação de serviços especializados para mulheres, como a central de atendimento à mulher pelo telefone 180.

Sobre as políticas de igualdade de gênero no mercado de trabalho, ela destacou a Lei da Igualdade Salarial como medida para acabar com disparidades, assim como a oferta de crédito nos bancos públicos para capacitação para mulheres empreendedoras.

Ela não mencionou, porém, a desigualdade quanto à participação das mulheres na política, em especial nos ministérios do governo Lula.

Citou ainda bolsas de estudo no exterior e linhas de crédito especiais, como o Pronaf Mulher, como ações para promoção da autonomia financeira das mulheres.

Ao encerrar seu pronunciamento, a ministra ressaltou a importância de avançar nas conquistas pela igualdade e dignidade das mulheres em todos os setores da sociedade.

"As mulheres já ocupam espaços importantes em todos os setores da sociedade, mas é preciso avançar mais", disse.

Leia o discurso da ministra Cida Gonçalves:

Minhas amigas e meus amigos, boa noite. Amanhã, 8 de março, é dia de homenagear todas as mulheres do mundo. Mulheres que querem muito mais do que flores. Que exigem, acima de tudo, respeito.

No Brasil, temos muito o que comemorar. O Ministério das Mulheres –e os demais ministérios do Governo Federal liderado pelo presidente Lula– estão trabalhando para que todo dia seja dia das mulheres. Chefes de família, donas de casa, empresárias, empreendedoras, trabalhadoras do campo e da cidade, de todas as raças e credos.

Mais de 17 milhões das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família são chefiadas por mulheres. E também são as mulheres chefes de família que têm prioridade para receber moradias do programa Minha Casa Minha Vida. E das 8 milhões de unidades contratadas desde o início do programa, 90% estão em nome de mulheres.

Por determinação do presidente Lula, estamos ampliando o número de creches e escolas em tempo integral, para que as mulheres possam trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estarão em segurança o dia inteiro. Em segurança e bem nutridos, graças ao reajuste da alimentação escolar, que estava congelada há muito anos, e à oferta de alimentos saudáveis.

Com o Programa Pé de Meia, as mães têm a garantia de que seus filhos serão incentivados a prosseguir com os estudos, graças à poupança oferecida pelo governo federal a estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio. O presidente Lula teve também a sensibilidade de criar o programa Dignidade Menstrual, para a distribuição gratuita de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Infelizmente, muitas meninas de baixa renda faltam às aulas durante o período menstrual, prejudicando o seu rendimento escolar. Isso não vai mais acontecer.

Uma das maiores preocupações do presidente Lula é a violência contra as mulheres. Por isso, o Governo Federal lançou o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, e vai inaugurar este ano novas Casas da Mulher Brasileira, que oferecem acolhimento e diversos serviços especializados para as mulheres em situação de violência.

A Lei Maria da Penha agora conta com dois avanços fundamentais: a concessão de medida protetiva de urgência, independente de boletim de ocorrência, e a extensão do prazo dessas medidas protetivas enquanto houver risco para a mulher. A Central de Atendimento à Mulher, Ligue 180, também foi aperfeiçoada. Agora, além da ligação telefônica gratuita, é possível acionar o canal enviando uma mensagem de WhatsApp.

Minhas amigas e meus amigos, o presidente Lula tem trabalhado para garantir o acesso e a permanência das mulheres no mercado de trabalho, com igualdade e dignidade.

Em pleno século 21, não podemos aceitar que uma mulher ainda receba 22% a menos que o homem ao exercer o mesmo trabalho. E que as mulheres negras recebam menos da metade do salário dos homens brancos. Foi para mudar essa realidade que o Governo Federal aprovou a Lei da Igualdade Salarial. Trabalho igual, salário igual.

Para as mulheres empreendedoras, os bancos públicos oferecem crédito com prazos de pagamento e carência diferenciados, além de capacitação em educação financeira e gestão de negócios.

O governo federal também destinou R$ 28 milhões para ações de fortalecimento das mulheres negras empreendedoras, pesquisadoras e mães de vítimas da violência racial. E está investindo R$ 6 milhões na oferta de bolsas de doutorado e pós-doutorado sanduíche no exterior para mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas.

Para as trabalhadoras do campo, criamos uma linha especial de crédito: o Pronaf Mulher. As mulheres são maioria na agricultura familiar, que é responsável por 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa. Isso significa que a maior parte dos alimentos que consumimos foram plantados e colhidos por mulheres.

Minhas amigas e meus amigos, as mulheres já ocupam espaços importantes em todos os setores da sociedade. Mas é preciso avançar mais. E o presidente Lula e todos os seus ministérios estão contribuindo e criando as oportunidades para que toda mulher brasileira conquiste cada vez mais respeito, dignidade, igualdade e autonomia. Feliz Dia Internacional das Mulheres, para todas e todos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.