Descrição de chapéu clima

Tempestade de poeira atinge cidades de Mato Grosso do Sul

Em Ponta Porã, motociclista é atingido por árvore que caiu durante ventania que também atingiu cidades como Campo Grande e Dourados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

Uma tempestade de poeira atingiu municípios do interior de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (21), logo após as temperaturas caírem 17ºC principalmente na região sul do estado.

De acordo com dados de monitoramento em tempo real da Embrapa, a temperatura em Dourados, que era de 37,4ºC às 12h58 de quinta, despencou para 20,1ºC às 13h28.

Tempestade de areia atinge cidades de Mato Grosso do Sul
Tempestade de areia atinge cidades de Mato Grosso do Sul - Reprodução/redes sociais

O forte vento derrubou árvores e causou acidentes, como em Ponta Porã, onde um motociclista foi atingido por uma árvore no início da tarde na avenida Brasil, próximo à fronteira com o Paraguai. A cidade também registrou destelhamentos.

Os ventos chegaram a 80 quilômetros por hora em Dourados, mas atingiram também Ponta Porã, Sidrolândia e a capital Campo Grande.

Na zona rural, a tempestade de poeira formada foi semelhante às registradas nos últimos anos em cidades de São Paulo e Minas Gerais.

O fenômeno atingiu, em novembro, ao menos cinco municípios da região de Ribeirão Preto, em meio à onda de calor em São Paulo no período. A tempestade, com ventania, foi percebida em Ribeirão, Barrinha, Brodowski, Batatais e Jardinópolis.

Quando em grande escala, o fenômeno é conhecido pelo nome haboob, ou habub, e costuma ser registrado em áreas secas e com baixa umidade.

Em 2021, quando o fenômeno foi registrado nos meses de setembro e outubro no interior de São Paulo e em Minas Gerais, houve danos semelhantes aos registrados nas cidades de Mato Grosso do Sul nesta quinta: quedas de árvores, rompimentos de fiações e destelhamentos de imóveis.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.