Descrição de chapéu Interior de São Paulo

Piloto morre após queda de avião biplano no aeroclube de Bauru

Igor Reis, conhecido por recriar cena do filme 'Top Gun', tinha sido um dos destaques de evento aeronáutico realizado um dia antes na cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santos

O piloto Igor Reis, 51, morreu carbonizado na manhã desta segunda-feira (10) após seu avião biplano Barão Vermelho cair no aeródromo municipal Comandante João Ribeiro de Barros, em Bauru, no interior paulista. O Corpo de Bombeiros controlou o incêndio.

Neste domingo (9), ele havia sido uma das principais atrações do evento anual "Arraiá Aéreo", promovido no final de semana pela Fundação Astronauta Marcos Pontes com apoio da Prefeitura de Bauru. Pontes (PL-SP), senador, nasceu na cidade.

Aeronave após queda no aeroclube de Bauru
Aeronave após queda no aeroclube de Bauru - Reprodução/TV Globo

Acionado, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) começou a investigar o acidente e a apurar informações iniciais de que a aeronave teria caído de bico logo após abastecer e decolar. Segundo a Aeronáutica, o trabalho inicial está a cargo de uma equipe do quarto serviço regional de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos –braço regional do Cenipa.

"Esse piloto decolou e, logo em seguida, a aeronave caiu. Interditamos a pista e acionamos as autoridades competentes. Também fizemos vistoria e encontramos um objeto que pode ser da aeronave. Esse objeto irá para um órgão técnico", disse, em entrevista, o presidente da Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru), Donizete do Carmo dos Santos. A Emdurb administra o aeródromo localizado dentro do aeroclube local.

Nascido em Mogi Mirim, Reis morava atualmente em Jundiaí e era conhecido por recriar cena do filme "Top Gun: Maverick", de 2022, que mostra personagem vivido pelo ator Tom Cruise em uma moto ao lado de um avião em alta velocidade.

Foi essa a apresentação promovida por Reis no domingo em voo rasante –a exemplo do que já fizera, com êxito, na edição do ano passado.

Integrante da Acro Brasil (Associação Brasileira de Acrobacia Aérea), Reis permaneceu em Bauru no domingo e, nesta segunda-feira, iria conduzir o avião até o aeroporto municipal de Mogi Mirim, onde fica seu hangar.

Reis pilotava o modelo Acro Sport 2, matrícula PP-XNB. Apesar de atuar profissionalmente com tecnologia de informação, tinha na aviação esportiva sua paixão desde os tempos de juventude. A aeronave estava regularizada para voos.

Pouco antes da queda, ele gravou vídeo ao lado de colegas da Acro Brasil. "Missão cumprida. A Acro é família. São os anjos da Acro", disse, na pista, ao lado do avião. Reis era casado e deixa uma filha.

A morte do piloto causou repercussão nas redes sociais. "Infelizmente é verdade. Nossos sentimentos à família e amigos", postou o perfil Rasantes BR.

A prefeita de Bauru, Suéllen Rosim (PSD), lamentou a morte e disse que o piloto era experiente.

Gestor do Aeroporto Municipal de Mogi Mirim e amigo de Reis, Júlio Carlos Gomes Carneiro Blander esteve com o piloto durante todo o domingo em Bauru.

"A apresentação foi um sucesso. Nada de errado. Aliás, ele costumava fazer vários eventos assim. Voltei para Mogi ainda no domingo à noite e, infelizmente, fiquei sabendo do que aconteceu na manhã desta segunda", lamentou.

Em nota assinada pelo senador Marcos Pontes, a Fundação Astronauta Marcos Pontes disse que Reis "participou de forma brilhante como voluntário do 9º Arraiá Aéreo" e que "sua alegria contagiante e sua disposição constante em ajudar causas sociais vão ficar marcadas na nossa lembrança".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.