Descrição de chapéu queimadas

Incêndios não foram articulados e combinação explosiva do clima agravou crise, diz Tarcísio

Três pessoas foram presas sob suspeita de provocar queimadas em cidades do interior de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A série de incêndios que atingiu dezenas de cidades paulistas não pode ser atribuída neste momento a uma ação criminosa articulada, disse nesta segunda-feira (26) o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Embora três pessoas tenham sido presas por provocar queimadas em diferentes cidades do interior do estado, apurações iniciais não apontam relação entre os suspeitos.

As prisões em flagrante ocorreram em cidades próximas a Ribeirão Preto, onde estão as áreas mais afetadas pelo fogo. Inquéritos policiais foram abertos para investigar os casos.

Área atingida por fogo em Batatais, na região metropolitana de Ribeirão Preto
Área atingida por fogo em Batatais, na região metropolitana de Ribeirão Preto - Divulgação/Corpo de Bombeiros de Batatais

"Tivemos casos pontuais em que efetuamos prisões de pessoas que estavam fazendo fogo, em Ribeirão Preto, Batatais e em Guaraci", disse o governador. "Até aqui não conseguimos constatar nenhum tipo de relação entre essas pessoas, ou envolvimento coordenado", afirmou.

Tarcísio também citou uma "combinação explosiva" de eventos climáticos que podem ter levado ações criminosas pontuais e isoladas e até mesmo acidentais, como fogueiras e bitucas de cigarro, a se transformarem em queimadas gigantescas.

"Estamos em uma situação muito severa de estiagem, situação que já vinha comprometendo safras, temos municípios em situação de emergência, com racionamento de água", comentou o governador, citando as cidades de Pitangueiras e Bauru.

"Aí teve uma combinação de fatores explosiva: baixíssima umidade do ar, que bateu na casa dos 17%, altas temperaturas, acima dos 30 graus, e ventos muito fortes", listou Tarcísio. "O fato é que tivemos essa situação complexa e que tomou proporção gigantesca."

Uma série de incêndios em cidades do interior paulista provocaram duas mortes e dezenas de feridos, além de causarem acidentes de trânsito, interrupção de aulas e lotação de hospitais para atender pacientes com problemas respiratórios.

Balanço da Defesa Civil da manhã desta segunda-feira apontava 34 mil hectares de área queimada em 14 regiões. Não havia focos ativos de incêndio, mas 48 municípios estão em alerta máximo para queimadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.