Ataque contra sistema de transmissão deixa parte da USP sem internet

Cabos foram cortados por grupo, diz universidade; imagens devem ser entregues à polícia

Paulo Saldaña
São Paulo

A USP (Universidade de São Paulo) sofreu no fim de semana um ataque em seu sistema óptico de transmissão de dados. O episódio tem sido tratado como vandalismo pela reitoria.

Internet e os serviços de telefonia ficaram prejudicados nesta segunda-feira (4) em algumas unidades do campus Butantã, zona oeste da capital paulista. A universidade informou por volta das 20h30 que o sistema já havia voltado ao normal. 

Câmeras de monitoramento flagraram homens cortando cabos que estavam enterrados próximos à área onde ficam as agências bancárias, dentro da cidade universitária. As imagens serão fornecidas para a polícia.

Pilar que abriga relógio da USP atrás de flores da praça
Praça do relógio na cidade universitária da USP, zona oeste de São Paulo. - Eduardo Anizelli/Folhapress

Segundo a USP, um grupo de pessoas foi responsável pelo ataque, mas não detalhou quantos eram os envolvidos. A instituição descarta que ação tenha sido um roubo, informou a reitoria.

Em novembro do ano passado, um incêndio atingiu a central de dados e tecnologia da USP e comprometeu a conexão por alguns dias. Servidores reclamavam de falta de manutenção no data  center da universidade.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.