Descrição de chapéu enem

Enem começa hoje em todo o país; veja o que levar

Primeira prova começa ser aplicada às 13h30; portões fecham às 13h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizado neste domingo (21) em todo o Brasil. Com as provas de linguagens, redação e ciências humanas, o exame terá duração máxima de até cinco horas e meia.

Muitas dúvidas podem surgir para os participantes, principalmente em razão da pandemia que ainda atinge o país. Veja as principais dicas para esse primeiro dia da prova .

O que é permitido de levar para o Enem é uma das principais dúvidas dos participantes - Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress

Qual será o horário do exame?

Os portões dos locais da prova serão abertos às 12h e fecharão às 13h no horário de Brasília. Depois do fechamento, ninguém mais pode acessar as dependências dos espaços e, por isso, não fará o exame. A prova em si só começará a ser aplicada às 13h30, tendo término máximo às 19h.

Quantas questões compõem a prova?

Neste primeiro dia, os participantes responderão 90 questões objetivas, além da redação com tema a ser descoberto no momento do exame.

O que devo levar?

É necessário portar um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou habilitação, para a devida identificação. Caso você não tenha, será necessário apresentar um boletim de ocorrência de perda ou furto do documento ou você poderá ser submetido à identificação especial que consiste na coleta de alguns dados pessoais. O uso de máscaras no local de prova é obrigatório e, por isso, é permitido levar máscaras extras para troca. O candidato deve levar caneta esferográfica preta, com tubo transparente, para preencher o cartão-resposta. Não é permitido o uso de lápis, borracha e canetas coloridas. Lanches para serem consumidos durante a prova podem estar com os participantes, mas passarão por avaliação por fiscais.

Como descobrir onde vou realizar a prova?

Por meio da página do participante ou do aplicativo oficial do Enem é possível confirmar o local em que você fará o exame. É recomendável levar o cartão de confirmação, embora não seja obrigatório.

O que acontece se estou com doenças infecciosas, como a Covid-19?

Na página do participante é possível informar que você está com uma doença infecciosa e submeter um laudo médico que comprove a condição. Neste caso, a solicitação será analisada e, caso aprovada, será garantida a participação na reaplicação de prova com data ainda a ser divulgada. Além da Covid-19, outras doenças também são consideradas infecciosas, como variola, meningite, coqueluche e difteria.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.