Descrição de chapéu Folhajus STF

Ministro do STF derruba lei de Rondônia que proibia linguagem neutra em escolas

Fachin afirmou que veto ao uso de palavras como 'todes' e 'amigues' afronta a Constituição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu nesta quarta-feira (17) a eficácia de uma lei de Rondônia que proibia o uso de linguagem neutra nas escolas públicas e privadas do estado.

O magistrado afirmou que a norma "ofende materialmente a Constituição" e disse que a linguagem neutra "visa combater preconceitos linguísticos, retirando vieses que usualmente subordinam um gênero em relação a outro.

Imagem mostra ônibus em frente à escola em Cujubim, Rondônia
Ônibus em frente à escola em Cujubim, Rondônia - Beethoven Delano - 18.dez.19/Folhapress

A decisão monocrática ainda não tem data para ser julgada pelo plenário do Supremo. Enquanto isso, segue valendo a ordem do magistrado de invalidar a legislação estadual.

O ministro afirmou que esse tipo de linguagem tem sido adotada com frequência em órgãos públicos de diversos países e organizações estaduais.

A decisão foi tomada em uma ação apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino.

O ministro também afirmou que a lei estadual deve ser derrubada porque invade competência da União para legislar sobre esse tipo de tema.

Para o ministro, "é difícil imaginar" que a proibição da linguagem neutra seja compatível com a liberdade de expressão.

A seu ver, a lei de Rondônia "constitui nítida censura prévia, prática extirpada do ordenamento nacional".

"Além disso, porque a linguagem inclusiva expressa elemento essencial da dignidade das pessoas, ela é um discurso que, segundo a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, é especialmente protegido", afirmou.

O ministro defendeu que "proibir que a pessoa possa se expressar livremente atinge sua dignidade" e disse que a lei é ainda mais grave por envolver o contexto escular, ambiente no qual "devem imperar não apenas a igualdade plena, mas também a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar".

Pluralismo

A lei invalidada por Fachin determina que está "expressamente proibida a linguagem neutra na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas ou privadas, assim como em editais de concursos públicos".

De acordo com a norma, a legislação "estabelece medidas protetivas ao direito dos estudantes do estado de Rondônia ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com a norma culta e orientações legais de ensino".

A lei prevê ainda que o uso de linguagem neutra "acarretará sanções às instituições de ensino privadas e aos profissionais de educação que concorrerem ministrar conteúdos adversos aos estudantes".

Na ação, que foi apresentada ao Supremo no último dia 4, a confederação afirma que o estado não poderia ter aprovado a legislação por se tratar de competência exclusiva da União.

Além disso, a entidade diz que a lei viola seis trechos da Constituição. "A pretexto de estabelecer escudos intransponíveis de defesa da língua portuguesa, a norma impugnada nada mais faz do que afrontar, às escâncaras e a não mais poder, referidos dispositivos constitucionais."

Na visão da autora da ação, a norma "traz a marca da intolerância, da discriminação, da negação da diversidade, da liberdade de aprender e ensinar e do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas".

Fachin concordou com a tese da confederação e citou a importância de haver pluralidade nas escolas para a formação dos alunos.

"É na educação que o livre debate de ideias, o intercâmbio de visões de mundo e o contraste de opinião têm livre curso. Somente esse ambiente prepara as pessoas para reconhecerem o melhor governo, a melhor decisão, a melhor lei e o melhor argumento", disse.

O ministro também afirmou que o potencial negativo da norma justifica a atuação do Supremo em relação a decisão de outras esferas da Federação e de outros Poderes.

"O risco de sua imediata aplicação, calando professores, professoras, alunos e alunas, é imenso e, como tal, justifica a atuação excepcional deste tribunal", afirmou.

Recentemente, a Folha mostrou que a linguagem neutra, com o uso de palavras como "amigues" e "todes", tem ganhado a TV, os livros e a cultura pop.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.