Barcelona põe time masculino na classe executiva e feminino na econômica

Separação foi feita em viagem aos Estados Unidos durante a primeira turnê conjunta do clube

São Paulo

A primeira turnê conjunta entre as equipes masculina e feminina do Barcelona gerou polêmica após a divulgação de que a equipe masculina voou na classe executiva enquanto a feminina foi na econômica.

As críticas começaram depois que as jogadoras postaram as fotos da viagem aos Estados Unidos em redes sociais.

Da esquerda para a direita, Sergi Roberto Carnicer, Marta Torrejón Moya, Denis Suárez e Vicky Losada Gomes, jogadores das equipes masculina e feminina do Barcelona
Da esquerda para a direita, Sergi Roberto Carnicer, Marta Torrejón Moya, Denis Suárez e Vicky Losada Gomes, jogadores das equipes masculina e feminina do Barcelona - Divulgação

Torcedores sugeriram que, se não houvesse espaço para todos, os jogadores mais experientes de ambas as equipes deviam ter recebido assentos na classe executiva.

Posteriormente, as próprias jogadoras saíram em defesa do clube.

Alexia Putellas disse ao jornal espanhol Mundo Deportivo que a equipe feminina foi adicionada à turnê em uma data posterior — e que o clube teve que "organizar tudo praticamente no último minuto".

O Barcelona também se defendeu. Afirmou que não havia assentos suficientes para as duas equipes na classe executiva, e em contrapartida havia oferecido de dois a três assentos na classe econômica para cada uma das atletas.

Antes do primeiro jogo da turnê pelos EUA, as duas equipes treinaram juntas em instalações em Portland, compartilhando "espaço e destaque", afirmou o clube.

"É algo que reafirma o compromisso do Barça com o futebol feminino", disse Putellas ao Mundo Deportivo.

"O Barça é um grande clube e os passeios também são ótimos, viajar com o primeiro time e estar nas mesmas instalações é sinônimo de um bom nível", complementou.

Em carta aberta divulgada nesta quinta, Maria Teixidor Jufresa, diretora da equipe feminina do Barcelona, também defendeu o clube e pediu "menos cinismo" em torno do assunto.

"À todos que estão se dedicando a criticar as condições de viagem do time feminino, os digo que não estão se dando contra de que o Barcelona está levando as jogadoras junto com seus jogadores para que em um futuro próximo elas possam viajar na classe executiva em seu próprio avião", afirmou.

"Um novo mundo se constrói somando e remando todos na mesma direção, cada com seu propósito e sua responsabilidade."

As equipes estão em turnê de jogos e treinos pelos EUA. A comitiva ficou em Portland de terça (24) até quinta-feira (26), e parte para Los Angeles para compromissos na sexta (27) até domingo (29).

O jornal El Mundo relata que o Barcelona garantiu que terá assentos de primeira classe suficientes para todos os jogadores de ambos os sexos no voo entre as duas cidades.

A equipe masculina está se preparando para enfrentar o Tottenham na Copa dos Campeões Internacionais, enquanto as mulheres competem contra o SoCal FC na Premier Soccer League Feminina.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.