Descrição de chapéu tênis

Tsitsipas vence Nadal de virada e vai às semis do Australian Open

Grego vira após espanhol abrir 2 a 0 de vantagem nas quartas de final do Grand Slam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Segundo melhor tenista do mundo atualmente, Rafael Nadal foi superado por Stefanos Tsitsipas de virada nesta quarta-feira (17), nas quartas de final do Australian Open, após mais de quatro horas de jogo.

Nadal chegou a abrir 2 sets a 0, mas viu uma grande reação do rival grego e a partida terminar em 3 a 2 –3/6, 2/6, 7/6 (4), 6/4 e 7/5. O jogo foi disputado sem público devido às restrições australianas para conter o coronavírus.

Vencedor de 20 Slams na carreira, um recorde ao lado de Roger Federer, o espanhol venceu o Australian Open apenas uma vez –em 2009– e viu frustrado seu desejo de superar o recorde do rival do suíço.

Foi apenas a terceira vez na carreira que Nadal, 34, foi derrotado após estar vencendo por 2 a 0 –as outras duas foram contra Roger Federer e Fabio Fognini.

Logo após a eliminação do espanhol, a ATP (Associação dos Profissionais do Tênis) confirmou que o sérvio Novak Djokovic, semifinalista do Australian Open, alcançará a marca de 311 semanas totais na liderança do ranking mundial no próximo dia 8 de março, superando assim o recorde de 310 semanas do suíço Roger Federer.

Com a ida às semifinais, na qual vai enfrentar Medvedev, Tsitsipas, 22, iguala sua melhor performance em Slams e na Austrália.

O grego começou pior a partida, e entre o segundo e o terceiro set Nadal chegou a 27 pontos seguidos conquistados em seu próprio serviço.

Alguns erros do espanhol, sobretudo em dois smashs que poderiam definir a partida no tiebreak, fizeram Tsitsipas voltar para o jogo. A partir daí, o número seis do mundo passou a impor muito mais dificuldade ao seu adversário, até vencer o duelo.

Tsitsipas vibra à frente do troféu do Australian Open
Tsitsipas venceu Nadal nas quartas de final do Australian Open - Jaimi Joy/Reuters

Nadal chegou para o Australian Open com seu desempenho sob dúvidas em razão de uma lesão, mas não havia perdido nenhum set no torneio até o confronto desta quarta.

Tsitsipas faz parte da nova geração da elite do tênis e frequenta o top 10 desde março de 2019. Seu principal título até aqui foi no ATP Finals do mesmo ano.

Se ele vencer a semifinal, enfrentará na decisão o ganhador do duelo entre Djokovic, número 1 do ranking, e o russo Aslan Karatsev, surpresa do torneio, que veio do qualificatório em sua primeira disputa de chave principal em Slams.

A partir da noite desta quarta no Brasil, já quinta-feira (18) na Austrália, a cidade de Melbourne (onde o torneio é dusputado) deixa o lockdown e as restrições de controle ao coronavírus voltam a afrouxar.

Isso significa que as semifinais, tanto masculinas quanto femininas, voltarão a ter parte do público liberado, assim como aconteceu no começo do campeonato.

"A plateia será limitada a 7.477 pessoas por sessão, o que é aproximadamente 50% da capacidade [da Rod Laver Arena, a principal quadra do complexo esportivo Melbourne Park]", explicou o diretor do torneio, Craig Tiley.

Quem tiver ingresso para as partidas também poderá ver o duelo entre Naomi Osaka, que venceu o Australian Open em 2019 e o US Open em 2018 e 2020, e Serena Williams, dona de 23 títulos de Slams e maior vencedora da era profissional do tênis.

Também entram em quadra, na outra semifinal feminina, a tcheca Karolina Muchova e a americana Jennifer Brady.

Nadal durante partida contra Tsitsipas no Australian Open de 2021
Nadal durante partida contra Tsitsipas no Australian Open de 2021 - Jaimi Joy/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.