Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Palmeiras leva virada e perde chance de encurtar distância para o líder

Time é superado pelo América-MG e desperdiça oportunidade após tropeço do Atlético-MG

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Numa noite em que os rivais diretos na briga pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro vacilaram, o Palmeiras perdeu de virada para o América-MG nesta quarta-feira (6), por 2 a 1, e desperdiçou a chance de reduzir a diferença para o Atlético-MG.

Pouco antes de a bolar rolar no Independência, o líder do Nacional havia empatado com o lanterna do torneio, a Chapecoense, por 2 a 2, fora de casa. Na sequência, foi a vez de o Flamengo também ceder um empate ao Red Bull Bragantino, 1 a 1, em Bragança Paulista.

Parecia o cenário ideal para os palmeirenses voltarem a pressionar os atleticanos. O saldo após a rodada, porém, foi a perda da vice-liderança.

Com os resultados da noite, a equipe mineira tem agora 11 pontos de vantagem para o Flamengo (50 a 39). O time rubro-negro está empatado com os paulistas, mas leva vantagem no saldo de gols (20 a 7) e por isso tomou a segunda colocação —com dois jogos a menos.

Rony (à dir.) disputa a bola durante partida entre Palmeiras e América-MG
Rony (à dir.) lutou e fez seu gol, o que não foi suficiente para o Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Foi o terceiro jogo seguido sem vitória do Palmeiras na competição e mais uma vez com a defesa sendo vazada. O setor tem sido criticato até mesmo pelo técnico Abel Ferreira. Antes do duelo com o América, o time havia empatado com o Juventude (1 a 1) e perdido para o Corinthians (2 a 1). A última vez que saiu de campo com a vitória foi diante da Chapecoense (2 a 0).

Em Belo Horizonte, com desfalques no setor defensivo, a equipe paulista atuou inicialmente de maneira recuada, tentando explorar os contra-ataques. A tática vinha funcionando bem, sobretudo no primeiro tempo, em que o time visitante abriu o placar com Rony, aos 29 minutos.

Depois do intervalo, Dudu quase ampliou, mas um gol anotado por ele foi anulado por impedimento. Dava a impressão de que os visitantes tinham o jogo controlado. E o América-MG ainda sofreu um baque aos 15 minutos, quando Felipe Azevedo perdeu um pênalti.

O time dirigido por Vagner Mancini, contudo, conseguiu reagir e chegou ao empate aos 27, com um gol de Patric. Empolgada, a equipe mineira passou a pressionar e foi compensada já aos 47 minutos, em pênalti cometido por Felipe Melo com a mão. Ademir fechou a conta: 2 a 1.

Em apenas um dos últimos oito jogos o Palmeiras não levou gol. Os problemas na marcação mais uma vez incomodaram Abel. Ele não pôde contar com Weverton, Gustavo Gómez e Piquerez, convocados para suas respectivas seleções, mas avisou que não veria isso como desculpa.

Com as novas falhas, a briga pelo título brasileiro ficou bem distante.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.