O que significa o símbolo exibido em comemoração de ucraniano do Benfica

Yaremchuk, atacante da equipe portuguesa, mostrou o Tryzub após marcar contra o Ajax

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ao marcar o segundo gol do Benfica contra o Ajax, nesta quarta-feira (23), em Lisboa, no empate em 2 a 2 pelo jogo de ida das oitavas de final da Champions League, o atacante ucraniano Roman Yaremchuk chamou a atenção do mundo do futebol por sua comemoração.

Logo após cabecear para o fundo da rede, o jogador de 26 anos tirou a camiseta da equipe portuguesa e exibiu uma outra camiseta que estava por baixo, na cor preta e com um símbolo estampado. Trata-se do Tryzub, tridente que consta no brasão de armas da Ucrânia e também no escudo da federação de futebol do país.

Roman Yaremchuk comemora gol pelo Benfica com camiseta que mostra símbolo ucraniano
Roman Yaremchuk comemora gol pelo Benfica com camiseta que mostra símbolo ucraniano - Patricia de Melo Moreira/AFP

Ele representa a Santíssima Trindade desde o século 10, quando o cristianismo foi introduzido na Ucrânia pelo príncipe Vladimir (958-1015). É amplamente usado no país do leste europeu.

O símbolo também está presente em uma bandeira que tem as cores preta e vermelha, com o Tryzub no meio, e que era usada pelo Exército Insurgente Ucraniano, organização político-militar criada pelos nacionalistas ucranianos que enfrentou, na Segunda Guerra Mundial, tanto as tropas alemãs como o exército soviético.

Uma variação dessa bandeira, na qual há uma espada sobreposta ao tridente, é utilizada pelo Pravyi Sektor (Setor Direito), organização de ultradireita criada em 2013 na Ucrânia.

A manifestação política de Yaremchuk acontece em meio ao conflito entre Ucrânia e Rússia. Na madrugada desta quinta-feira (24), o presidente russo Vladimir Putin ordenou a invasão de tropas no território ucraniano.

"Sou ucraniano e tenho orgulho disso. Estando a milhares de quilômetros de distância do meu país, quero apoiar todos os que estão sofrendo. É hora de nos unirmos. Esse é o nosso país, a nossa história, a nossa cultura, o nosso povo e as nossas fronteiras. Glória à Ucrânia", postou o atacante nas redes sociais após a partida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.