Técnico da Coreia do Sul diz ser 'desumano' tempo de descanso antes das oitavas

Comandante lamenta ter de enfrentar o Brasil sem que seus jogadores estejam totalmente recuperados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Doha (Qatar) | AFP

O técnico da seleção sul-coreana, o português Paulo Bento, considerou desumano neste domingo (4) o período de 72 horas de descanso que sua seleção terá antes de enfrentar o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo no Qatar.

"Não me lembro de ter visto algo assim depois de uma fase de grupos, tendo jogado 72 horas depois. Me lembro de jogar quatro dias, cinco dias depois, mas não 72 horas", disse o português em entrevista coletiva em Doha.

"Acho que é algo desumano, algo que não é justo. Tem a ver com uma realidade que a Fifa quer basicamente: criar cada vez menos condições para quem tem menos condições e provavelmente melhores condições para quem tem mais condições", acrescentou.

Técnico da Coreia do Sul, o português Paulo Bento apoia o rosto em uma mão durante entrevista coletiva
Técnico da Coreia do Sul, o português Paulo Bento lamenta ter de enfrentar um dos principais candidatos ao título logo nas oitavas de final - Gareth Bumstead/Reuters

Na sexta-feira (2) a Coreia do Sul venceu Portugal de Cristiano Ronaldo por 2 a 1, no jogo de encerramento do Grupo H, um resultado que a classificou para as oitavas de final. A partida contra os europeus começou às 18h pelo horário local (12h de Brasília) no estádio Education City, na capital do Qatar.

O duelo contra os pentacampeões, no qual Neymar possivelmente estará de volta após dois jogos afastado devido a uma lesão no tornozelo direito, será nesta segunda-feira (5), às 16h (de Brasília) no estádio 974, também em Doha.

O Brasil, classificado já na segunda rodada, encerrou sua participação na primeira fase também na sexta-feira, o que levou o técnico Tite a escalar um time reserva, que perdeu por 1 a 0 para Camarões.

Devido ao "desgaste emocional" do último jogo da Coreia na fase de grupos, Bento poupou seus jogadores no sábado e eles retomaram os treinos na manhã deste domingo.

"Já é difícil competir contra uma seleção como o Brasil, que na minha opinião é o candidato mais forte a ser campeão do mundo", afirmou. "Obviamente, com esses constrangimentos, mais difícil se tornará nossa tarefa. De qualquer forma, tentaremos e não desistiremos."

Sobre a presença ou não de Neymar, Paulo Bento admitiu que a dificuldade aumenta quando ele está em campo. "Obviamente seriamos hipócritas se disséssemos que não haveria diferença entre enfrentar o Brasil com Neymar e sem ele. Não seria verdadeiro. Neymar está em condições de jogar. Depois, conforme o 'Mister' Tite decidir se vai colocar o jogador desde o início ou não a nós compete tentar fazer o melhor jogo possível e traçar a melhor estratégia possível para competir contra uma grande equipe recheada de talentos."

O treinador disse que a partida desta segunda-feira é totalmente diferente do amistoso em Seul em que o Brasil goleou a Coreia do Sul por 5 a 1. "Não podemos comparar. É outro jogo. Teremos que nos preparar para muitas dificuldades. Para jogar em alguns momentos como nós pretendemos e gostamos. E em outros teremos que usar outro tipo de estratégia Sabemos jogar mais perto da nossa área, e teremos que aceitar isso com alguma naturalidade porque o adversário vai nos obrigar a isso. E obviamente lutar no limite de nossas forças".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.