Conheça Livakovic, goleiro da Croácia que fechou o gol e eliminou o Brasil na Copa

Jogador de 27 anos garantiu a classificação contra Brasil e Japão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maceió

Depois de boas defesas no tempo normal, Livakovic sofreu um gol do Brasil já na prorrogação. Neymar precisou driblá-lo para abrir o placar. Mas a Croácia se recuperou, empatou no final do tempo extra e levou a decisão para os pênaltis.

Rodrygo, com bom retrospecto no Real Madrid, bateu sem muita força no lado esquerdo de Livakovic, que saltou para fazer a defesa. Depois, o goleiro contou com a sorte na cobrança de Marquinhos, que bateu na trave. E a Croácia venceu por 4 a 2 nas penalidades.

"Temos experiência e acredito que somos criados como lutadores, sempre damos o nosso melhor", disse o goleiro do Dínamo de Zagreb após a vitória desta sexta (9).

"Um sonho realizado, lutamos 120 minutos como no último jogo. Graças a Deus vencemos novamente nos pênaltis. Os sentimentos estão à flor da pele, o Brasil é um grande time. Antes do jogo todo mundo dizia que eles jogam o melhor futebol do mundo, acho que é verdade. Mas lutamos, deixamos o coração em campo com a torcida e passamos. Não desistimos, queríamos fazer o 0 a 0 mesmo, no final deu tudo certo" disse.

Quatro dias antes, Livakovic já tinha sido o destaque quando o Japão cobrou quatro pênaltis e três deles pareciam repetições. O jogador foi até a bola, bateu rasteiro e Livakovic defendeu. O goleiro croata parecia tranquilo nas cobranças das duas disputas, que colocam sua seleção no top 4 do Qatar. Ele foi abraçado pelos colegas, pela comissão técnica e colocou seu nome na história da Copa do Mundo.

Dominik Livakovic salta para pegar o primeiro pênalti da disputa, cobrado por Rodrygo; goleiro foi o grande herói da Croácia - Matthew Childs/Reuters

Aos 27 anos, o goleiro fez parte do elenco que foi vice-campeão da Copa do Mundo de 2018, mas não entrou em campo. Sua estreia aconteceu depois do torneio, numa partida contra a Inglaterra, pela Liga das Nações, em 12 de outubro.

Livakovic fez toda a sua base de futebol no Zagreb, um time amador da capital da Croácia, e depois se transferiu para o Dínamo de Zagreb, onde está desde 2015. Pelo time, ele também conseguiu ser heroico em penalidades.

Em 26 de agosto de 2020, num jogo das fases classificatórias à Champions League, ele defendeu um pênalti de Ciprian Deac, garantido o empate para o seu time no tempo normal. Na disputa por pênaltis, ele salvou mais um e ajudou o time a se classificar à terceira fase.

No começo do ano passado, pela Liga Europa, ele foi um dos expoentes do time nas partidas contra o Tottenham. Após uma derrota por 2 a 0, o time croata precisava vencer por 3 a 0 para se classificar à próxima fase e só chegou a esse resultado por conta de uma defesa de Livakovic num chute de Harry Kane no fim da partida. Foi a primeira vez que o Dínamo de Zagreb chegou às quartas de finais do torneio.

Agora, a Croácia aguarda o seu adversário da semifinal, que sairá do jogo entre Holanda e Argentina.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.