Descrição de chapéu Futebol Internacional

Ex-atleta Marc Overmars é banido do futebol holandês por 1 ano por enviar mensagens de cunho sexual

Ele foi acusado de enviar vídeos e fotos a funcionárias do Ajax quando era cartola do clube

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Haia (Holanda) | AFP

O ex-jogador Marc Overmars foi proibido, nesta quinta-feira (16), de exercer qualquer atividade relacionada ao futebol holandês pelo período de um ano. A decisão ocorre diante das denúncias de que ele enviou fotos e vídeos de cunho sexual a funcionárias enquanto era diretor esportivo do Ajax.

Overmars renunciou ao cargo em fevereiro de 2022, após admitir ter enviado uma "série de mensagens inadequadas" a algumas colegas de trabalho e ter declarado estar "envergonhado" de seu comportamento. Um mês depois, o holandês foi anunciado como diretor técnico do clube belga Royal Antwerp.

Nesta quinta-feira (16), o Tribunal Desportivo da Holanda decidiu proibir o ex-jogador de "exercer qualquer função" em qualquer organização afiliada à Federação Holandesa de Futebol pelo período de dois anos, um deles em suspensão.

Ex-jogador e dirigente Marc Overmars; ele atuou como cartola do Antwerp, da liga belga - Virginie Lefour - 4.jun.23/Belga/AFP

"Ao examinar qual sanção seria apropriada, a comissão disciplinar levou em consideração o fato de que o caso foi amplamente midiatizado e prejudicou o arguido", afirma o tribunal, que, no entanto, indica que o "comportamento inapropriado" de Overmars durou mais tempo e que vários casos foram identificados.

O ex-atleta assumiu o cargo de diretor técnico do Ajax em 2012 e teve um papel importante nas conquistas recentes do clube de Amsterdã, especialmente na temporada de 2018/2019, quando chegou à semifinal da Liga dos Campeões, e na Liga Europa 2017/2018, na qual disputou a final, mas perdeu para o Manchester United.

Como jogador, Overmars foi campeão da Champions League com o Ajax em 1994/1995 e acumulou três títulos do Campeonato Holandês. Na Inglaterra, venceu o Campeonato Inglês em 1998 pelo Arsenal, antes de se transferir para o Barcelona por empréstimo.

Pela seleção holandesa, ele disputou a Copa do Mundo de 1994 e a de 1998, edição em que a 'Oranje' terminou em quarto lugar. Em ambas as ocasiões, a Holanda foi derrotada pela seleção brasileira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.