Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2005 - 16h05

Filme de romeno é premiado em mostra paralela em Cannes

FLÁVIA NOGUEIRA
da BBC Brasil, em Cannes

O filme Moartea Domnului Lazarescu (ou A Morte do Senhor Lazarescu, em tradução livre) foi o vencedor da mostra paralela Un Certain Regard, ou Um Certo Olhar.

O longa do diretor romeno Cristi Puiu é uma espécie de road movie passado em uma ambulância. Ele acompanha as tentativas de uma equipe de paramédicos de conseguir a internação em um hospital romeno de um senhor idoso que vive sozinho.

Puiu venceu na mostra em que concorriam os filmes brasileiros Cidade Baixa, de Sérgio Machado, e Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes.

O júri da mostra, neste ano, foi presidido pelo cineasta americano Alexander Payne, diretor do filme Sideways: Entre Umas e Outras.

Cinefondation

Na mostra Cinefondation, o filme Buy it Now (Compre Agora, em tradução livre) de Antonio Campos, brasileiro que estuda cinema na Universidade de Nova York, venceu o primeiro prêmio, levando 30 mil euros.

O filme de Campos conta a história de uma jovem de 16 anos que coloca sua virgindade a venda pela internet.

A mostra Cinefondation foi criada em 1998 para descobrir novos talentos entre estudantes e jovens cineastas, que apresentam filmes de 30 minutos.

Para esta mostra 18 filmes foram selecionados, entre eles O Lençol Branco, de Juliana Rojas e Marco Dutra, estudantes de cinema da USP (Universidade de Sao Paulo).

O Prêmio do Júri Ecumênico foi para o filme Hidden (Escondido, em tradução livre), do diretor austriaco Michael Haneke.

O longa, que concorre à Palma de Ouro, é um suspense que mostra como a vida de um apresentador de televisão muda quando começa a receber fitas de vídeo com imagens de sua família, sem ter ideia de quem possa ter gravado estas imagens.

Hidden também ganhou o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema em Cannes.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página