Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2007 - 08h42

Usar blogs para falar sobre trabalho pode justificar demissão no Reino Unido

da BBC

Comentários maldosos, agressivos ou que revelem dados postados inadvertidamente em blogs podem justificar a demissão dos seus autores, alertou nesta sexta-feira uma consultoria de recursos humanos no Reino Unido.

A consultoria Croner ouviu 2.000 pessoas que mantêm blogs ou diários on-line, e descobriu que 39% delas postam comentários maldosos sobre seu trabalho.

Uma porta-voz da empresa advertiu blogueiros que comentários pejorativos sobre o ambiente de trabalho, chefe ou colegas a atitude pode caracterizar "má conduta".

"Se há um impacto negativo sério na imagem da organização, ao ponto de quebrar a confiança mútua implícita na relação patrão-empregado, o empregado pode ser demitido por má conduta", disse a consultora Gillian Dowling.

"Falsa segurança"

A consultora acrescentou que a situação atual envolvendo blogs é similar à observada nos anos 90, quando o uso de e-mails se disseminou no Reino Unido.

Para Gillian Dowling, blogueiros não devem se deixem atrair pelo "falso sentimento de segurança" proporcionado pela informalidade dos blogs, e a facilidade de postar comentários e opiniões.

Blogueiros também podem ser demitidos se revelarem informações confidenciais da empresa, como dados financeiros ou estratégia de negócios, observou.

Além disso, notas pessoais dos funcionários podem indicar outras atitudes condenáveis no ambiente de trabalho, como discriminação e assédio.

"Os empregados precisam considerar o impacto de sua atividade blogueira em sua empresa, e tomar cuidados para minimizar os riscos potenciais."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página