Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2000 - 10h01

Povo Iauanauá é pioneiro em demarcação de terras

Publicidade

da Folha de S.Paulo
da Agência Folha

Os iauanauás foram pioneiros em obter a demarcação de suas terras no Acre, em 1984, depois de expulsarem os invasores brancos. Até meados da década de 70, esses índios serviam de mão-de-obra escrava em seringais da região. Agora, eles ocupam a parte sul da reserva do Rio Gregório _área de 92,859 mil hectares, compartilhada com os índios catuquinas.

Para chegar à reserva, é preciso viajar quatro horas de carro de Tarauacá até o rio Gregório e mais quatro dias de barco ou fretar um avião no município. O vôo leva cerca de uma hora.
Com a prosperidade vinda a partir da venda do urucum, a comunidade construiu um hospital que está para ser inaugurado. Outros projetos para benefício dos iauanauás estão sendo tocados. Um deles é o tratamento da água que abastece as casas da aldeia.

A tribo também reservou três hectares de terra para a plantação de ervas medicinais. "Os conhecimentos mais importantes do nosso povo, os conhecimentos sagrados (estão ali), no cultivo de plantas medicinais. Um dia vai servir para o mundo. Não queremos que isso morra com os mais antigos", diz Biraci Brasil Yawanawá, que está fazendo um curso para ser o pajé da comunidade.

A aldeia gravou e lançou um CD com cantos ritualísticos. "O CD representa a realização de um antigo sonho dos anciãos em gravar nossas cantigas tradicionais, para que não se percam no tempo e no esquecimento", diz Joaquim Tashka Yawanawá.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página