Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2001 - 15h53

Mensagem de FHC ao congresso ressalta os avanços da economia

Publicidade

da Folha Online

A mensagem enviada ao Congresso pelo presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, lida durante a abertura do ano Legislativo, ressaltou as conquistas da economia brasileira no ano passado. Ele pediu aos congressistas a colaboração para que estas conquistas se reflitam também no campo social.

O presidente disse que a aprovação de medidas para reduzir a sonegação fiscal abriu espaço adicional na agenda social e que o equilíbrio das regras democráticas permitirá que os dois poderes trabalhem juntos "diante das perspectivas favoráveis do próximo ano".

Fernando Henrique destacou a necessidade de uma Reforma Tributária que reduza o "Custo Brasil" e a taxa de juros, removendo assim os "gargalos de infra-estrutura", eterna reivindicação das classes produtivas brasileiras.

Em sua mensagem, o presidente citou a queda no desemprego verificado no ano passado na comparação com 1999, o que teria ajudado na recuperação da massa salarial dos trabalhadores. Esta recuperação, segundo Fernando Henrique, se refletiu no aquecimento do consumo e dos investimentos, sem que houvesse pressão inflacionária.

Segundo o presidente, em sua mensagem, o quadro de crescimento com estabilidade desmentiu a superficialidade das críticas ao plano de estabilização estabelecido junto ao FMI (Fundo Monetário Internacional), em 1998.

Fernando Henrique lembrou da queda dos juros, da redução da dívida externa em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) _ soma de tudo o que foi produzido no país no ano_ e da recuperação da confiança no país que facilitou o acesso aos empréstimos externos.

A mensagem do presidente foi lida pelo 1º secretário do Congresso, deputado Severino Cavalcante (PPB-PE), que foi eleito hoje para o cargo.

  • Leia mais sobre o Congresso Nacional

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página