Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2000 - 20h38

Celso Pitta tem três vitórias em um único dia

Publicidade

SÍLVIA FREIRE, repórter da Folha Online

O prefeito de São Paulo, Celso Pitta (PTN), deve passar um feriado comemorando as vitórias conseguidas nesta quarta-feira (21). Hoje, oito dias depois de ser reconduzido ao cargo pela Justiça, Pitta colecionou três boas notícias.

Pela manhã, a Prefeitura de São Paulo foi absolvida por unanimidade no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) da acusação de ter feito publicidade ilegal para se defender de denúncia contra a compra irregular de frangos pelo município.

O caso ficou conhecido como frangogate. A prefeitura foi acusada de adquirir frango superfaturado de uma empresa ligada ao ex-prefeito Paulo Maluf em 1997.

Laudo favorável

Outra boa notícia foi o laudo grafotécnico elaborado pelo IC (Instituto de Criminalística), que examinou a agenda de 1997 do prefeito, e atestou que os números que supostamente indicavam o pagamento de propina para vereadores pelo Executivo foram "enxertados" e não foram feitos pelo "punho do prefeito".

A agenda foi entregue pela ex-primeira-dama Nicéa Pitta em seu depoimento à comissão processante que analisa o processo de impeachment de Pitta na Câmara Municipal e seria um dos indícios mais fortes da acusação de compra de vereadores. Com o laudo oficial do IC, a denúncia perde força e o próprio depoimento de Nicéa, testemunha-chave das denúncias, fica enfraquecido.

A terceira boa notícia veio novamente do TJ-SP, (órgão que o afastou do cargo no dia 25 de maio). O desembargador Álvaro Lazzarini indeferiu a liminar dos vereadores de oposição que queriam na Justiça o direito de declararem seus votos no julgamento do impeachment de Pitta na Câmara Municipal.

Pela Lei Orgânica do Município a cassação de prefeitos e vereadores é secreta. E com o voto fechado, as chances de Pitta ser absolvido do impeachment aumenta.

Em ano de eleições, poucos vereadores consideram um bom investimento eleitoral votar contra a opinião pública. No dia 28 de maio (três dias depois de perder temporariamente o cargo), uma pesquisa do Datafolha mostrou que 77% dos paulistanos eram a favor do afastamento de Pitta.

A alegria do prefeito, no entanto pode durar pouco. Os vereadores de oposição já anunciaram que vão entrar como um agravo regimental (recurso) na segunda-feira para tentar reverter a decisão e conseguir o voto aberto. O Ministério Público também deve recorrer em instâncias mais altas contra a absolvição no caso dos frangos e o processo penal na Primeira Delegacia de Polícia, onde estão sendo apuradas as denúncias de Nicéa Pitta, continua correndo.


Quem deve assumir a Prefeitura de SP? Vote na enquete

O Pittagate vai interferir no seu voto? Vote na enquete

Leia mais sobre o Pittagate na Folha Online

Leia mais notícias de política na Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página