Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2002 - 11h02

MST invade fazenda de família de Fernando Henrique em Buritis (MG)

Publicidade

da Folha Online
da Agência Folha

Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram na manhã de hoje a fazenda dos filhos do presidente Fernando Henrique Cardoso, em Buritis (Minas Gerais). O governo classificou a ação de "eleitoral" e responsabilizou o PT.

Foi a primeira invasão da fazenda. Em 1995 e 1998, o MST ameaçou invadir a propriedade, e em 1999 e 2000, integrantes do movimento acamparam ao seu redor.

Segundo o MST, 500 famílias ocuparam a casa principal da fazenda. Segundo o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), cem pessoas entraram na Córrego da Ponte às 9h.

Por volta das 12h, os invasores fizeram uma reunião na mesa de trabalho de FHC. Ainda de manhã, uma equipe de três técnicos do Incra foi à fazenda tentar negociar. Mas o MST diz que só aceita falar com o presidente.

"Não vamos sair para negociar. Estamos armados com foices e paus", disse Clédson Mendes, da coordenação nacional do MST.

Os sem-terra estavam acampados desde o último dia 21 em Buritis e pediam uma audiência com Maria de Oliveira, responsável no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) pelos conflitos rurais. Eles reivindicam o assentamento de 200 famílias, entre elas 80 excedentes de assentamentos no noroeste mineiro.

"Chegamos aqui às 8h30 e não houve confronto. Vamos ficar na sede da fazenda do presidente até que o Incra atenda nossas reivindicações", disse, por telefone à reportagem, Clédson Mendes, da coordenação nacional do MST.

Segundo Mendes, além do assentamento de 200 famílias, o MST quer obras de infra-estrutura em assentamentos no noroeste de Minas Gerais e "no entorno de Brasília e nordeste de Goiás".

Mendes disse que nos assentamentos na região não existem água, energia elétrica e currais de antigas fazendas foram transformados em salas de aula para as crianças dos trabalhadores sem-terra. "A construção de escolas ficou só na promessa'', afirmou.

O presidente Fernando Henrique Cardoso está neste momento no Palácio da Alvorada, em Brasília.

A polícia de Buritis ainda não chegou ao local, mas já confirmou a invasão. A Polícia Federal enviou policiais para acompanharem a ocupação.

Leia mais

  • Ministro da Justiça culpa PT por invasão

  • MST diz que vai reagir caso seja forçado a sair

  • Governo não descarta uso do Exército

  • Ministro da Justiça culpa PT por invasão

  • MST defende a desapropriação da fazenda

  • Fazenda cria gado e já foi alvo do MST

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página