Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2002 - 06h32

Campanha termina com troca de tiros no Espírito Santo

FERNANDA KRAKOVICS
da Agência Folha, em Vitória

O fim da campanha eleitoral no Espírito Santo foi marcado pela violência. O senador Paulo Hartung (PSB), candidato ao governo do Estado, e o senador Gerson Camata (PMDB), que disputa a reeleição, desistiram de ir a um comício, anteontem à noite, em Cariacica (região metropolitana de Vitória), depois de uma troca de tiros no local. Duas pessoas ficaram feridas.

Pela manhã, o candidato a deputado estadual Edivaldo Furtado Pimentel (PPB), o "Alemão", havia sido assassinado no município de Serra, que também fica na região metropolitana da capital. Pimentel era cabo da polícia militar e líder comunitário.

O comício de Cariacica e outro em Vitória marcariam o encerramento da campanha de Hartung, que lidera a disputa segundo pesquisas locais. Por volta das 23h, enquanto o presidente do PFL no Estado e candidato a deputado federal, José Carlos da Fonseca Júnior, discursava, foram feitos três disparos atrás do palanque.

O motivo teria sido uma discussão entre os cabos eleitorais Werik Rocha, 28, baleado na perna, e José Romário Lemos, 27, atingido no tórax. Ontem, Lemos continuava internado, em observação.

Assessores de Hartung disseram que o senador desistiu de ir ao local para não vincular sua imagem ao episódio. O combate à violência e ao crime organizado têm dominado o debate eleitoral no Estado, que abriga há quase três meses missão especial convocada pelo Ministério da Justiça.

No evento em Cariacica, que reuniu 20 mil pessoas, segundo os organizadores, não havia nenhum policial militar. Cerca 30 minutos depois da troca de tiros, que gerou tumulto e correria no local, apareceram dois policiais militares. A maioria da platéia era de adolescentes que foram ver o show de bandas de reggae.

O comício foi organizado pelo candidato a deputado estadual Marcelo "Cariacica" Santos (PTB), filho do prefeito da cidade.

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade