Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2002 - 17h34

Apoio do PDT a Lula é incondicional, diz Brizola

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio de Janeiro

O PDT vai apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República sem exigências, segundo o presidente do partido, Leonel Brizola.

"Foi decidido que o PDT apoiará plenamente a candidatura Lula com todas as suas bases. Nosso partido assume essa posição sem qualquer exigência, incondicionalmente", afirmou. "Queremos ajudar. Não pedimos rigorosamente nada".

Brizola afirmou já ter conversado por telefone com Lula e com José Dirceu, presidente do PT, sobre o assunto. Disse que também está disposto a subir no palanque de Lula, desde que o PT peça.

Já nos Estados, o PDT nacional deixará que os diretórios regionais façam suas opções em relação aos candidatos a governador. A única decisão é o apoio à candidatura Lula.

Brizola confirmou ainda que defendeu, com Mangabeira Unger, a renúncia da candidatura Ciro Gomes para garantir a vitória de Lula no primeiro turno. mas que não foi possível uma reunião com Ciro por conta de suas viagens de campanha.

Para Brizola, que não conseguir se eleger ao Senado pelo Rio nestas eleições, o grande derrotado dessas eleições foi o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso devido ao fato de os candidatos de oposição terem recebido cerca de 76% dos votos válidos.

Brizola também afirmou que pretende fazer uma fusão do PDT com o PTB para "unificar o trabalhismo". O pedetista disse que embora o presidente do PTB, José Carlos Martinez, não tenha declarado apoio a Lula não deverá ficar ao lado de José Serra, candidato à Presidência pelo PSDB. "Acabei de falar com Martinez. Ele não me disse que caminharia com Lula mas também não me disse que poderia caminhar com a candidatura Serra", comentou.

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade