Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2002 - 17h38

Na reta final, PT promete fazer ocupação visual do país inteiro

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Na reta final da campanha eleitoral de 2002, o PT se dividiu em três frentes para tentar garantir nas ruas a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva no domingo, data do segundo turno presidencial: a ocupação das ruas, o boca-a-boca e a realização de grandes eventos na reta final.

A primeira estratégia da coordenação de mobilização do PT para o segundo turno é "fazer a ocupação" visual dos grandes corredores do país inteiro.

"Estamos demarcando o país. Queremos fazer a ocupação visual dos grandes corredores até o dia das eleições", disse o secretário de organização do comitê eleitoral do PT, Silvio Pereira.

A partir deste fim de semana, o partido promove na av. Paulista, região central da cidade, distribuição de adesivos e panfletos por cabos eleitorais, que também ficam no canteiro central empunhando bandeiras, vestindo camisetas e bonés do partido.

A segunda frente de mobilização envolve o antigo "boca-a-boca", chamado agora de "trabalho de convencimento corpo-a-corpo". Diferentemente do primeiro turno, quando cada Estado ficou responsável pelo seu material de campanha da última semana, foram confeccionados 10 milhões de colas pelo comitê nacional para o "corpo-a-corpo", que será focado principalmente nas regiões periféricas do país.

"A confecção da cola para o segundo turno está sob responsabilidade do comitê nacional. A cola indica o nome de Lula para presidente e a do governador que o PT apóia naquele Estado para o segundo turno", disse Pereira.

A terceira frente de mobilização tem o objetivo de dar volume à campanha de rua, com comícios, carreatas e caminhadas, além de encontros políticos e com setores da sociedade.

Hoje à tarde, Lula participa no Rio de lançamento do caderno temático "A Imaginação a Serviço do Brasil", com a presença de personalidades do meio cultural brasileiro. Após o evento, o petista retorna a São Paulo e participa da festa de aniversário da revista "Carta Capital", na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Amanhã, Lula participa de dois comícios, em Brasília (DF) e em Belém (PA). Na quarta-feira (23), o candidato faz comício em Dourados (MS), uma caminhada em Curitiba (PR) e um outro comício em Florianópolis (SC).

Compromissos de rua
A agenda de Lula para quinta-feira é livre. Neste dia, o presidenciável ficará se preparando para o debate da TV Globo, marcado para sexta-feira (25).

No sábado (26), o petista tem presença marcada em "caminhada silenciosa da vitória" no ABC, berço da indústria automobilística brasileira e local de onde despontou do movimento sindical para a vida política.

A agenda do candidato para domingo não foi divulgada. "O candidato vota logo cedo e depois se recolhe, em local não definido, e só reaparecerá publicamente em local e horário que serão decididos pela coordenação da campanha", disse Pereira.

Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade